Sob fogo cruzado. Muito bom. Leia

Às vêzes sinto que nasci pra levar pedradas ou viver rastejando sob fogo cruzado. Explico:  Em 1994 atravessei uma situação braba no Canadá quando tomei partido defendendo a situação duns trabalhadores brasileiros com residência ilegal aqui. Insisti que eles estavam aqui porque precisavam deles… Enquanto isso ganhei o apelido de “gringo nordestino,” lá pelas bandas do Sul do Brasil. Na época eu atuava na tradução de contratos entre multinacionais e firmas brasileiras. Ora, como os contratos tinham validade judicial no Brasil, os meus patrícios ficavam cuspindo bala cada vêz que eu descobria e informava aos meus empregadores daqui para não assinarem certos documentos no qual o texto em português sofrera modificações e o documento em inglês já não rezava a mesma mensagem do texto legal em português.

Uso a ilustração acima para introduzir o que escrevo à seguir: Na minha opinião a escolha de Dilma foi um desastre. A única esperança que tenho é que Deus é poderoso e que o Brasil é um país de gente positiva e criativa. O Brasil sobreviverá… Tendo dito isto, peço-lhe o privilégio de tê-lo como leitor por mais algumas linhas, antes das pedras começarem à voar na minha direção.

A minha velha mãe, de nome Ana – nome esse que ela nunca aprendeu a escrever por ser analfabeta; usava uma expressão muito sábia: “De onde se tira e não se bota,” dizia ela, “…se acaba.” Ora, esta é uma lógica muito simples, mas que não penetrou na mente dos milhões de brasileiros muitas vêzes mais educados do que a minha mãe.

Só há uma maneira de arrancar o povo da pobreza e torná-lo consumidor ao invés de consumido: O Japão fêz isso, a China tá fazendo isso, a Índia tá tendo muito sucesso também, sem falar da Coréia do Sul e outros países. Todos têm feito isto através do trabalho, educação, saúde e segurança – nesta ordem mesmo. Esse papo de bolsa família, bolsa disso e daquilo é concluída na bolsa miséria. Isso sem mencionar a divisão das classes – um câncer que a antiga União Soviética experimentou durante 70 anos e que culminou na autodestruição da economia, religiosidade, moral e uma lista de outros problemas que até hoje ainda persistem lá.

Vamos aos fatos: No Canadá de hoje, particularmente onde vivo, o salário mínimo é $8,50 (oito dólares e cinquenta centavos por hora) e, para quem trabalha 40 horas por semana, $1,473.33 (hum mil, quatrocentos e setenta e três dólares e trinta e três centavos, aproximadamente) por mês. Com um desconto de aproximadamente 18% em taxas ($265.20) sobram $ 1,208.13 (hum mil, duzentos e oito dólares e treze centavos). Estou falando de salário mínimo, o qual ninguém ganha. A minha filha mais nova trabalha num mercadinho da faculdade ganhando acima de 19 dólares por hora. Você acha que ela preferiria uma bolsa miséria ao invés do emprego?

Geralmente o papo que escuto quando falo isso é que “isso aí é país de primeiro mundo” e daí eu viro bicho, pois não acredito que existe país de primeiro nem terceiro mundo: Deus nos fêz a todos iguais e nós decidimos como queremos viver… e, num país que escolhe um palhaço como representante político ou um partido que escolhe um palhaço (Tiririca) na esperança de angariar mais votos… é um país que está com uma população doente espiritualmente que trata coisa séria na base do ha, ha, ha.

A conclusão é que o que tá feito não tá por fazer. Dilma tá eleita. O importante agora é que cada cidadão resolva arregaçar as mangas e trabalhar para criar o Brasil que é coerente com o resto do mundo – e bolsa grátis não é como o resto do mundo vive – ao invés de virar vítima do papo furado dos políticos os quais impedem que o Brasil viva no topo do potencial que o nosso país tem.

Pelo leitor do blog Inácio Teodoro da Silva – Canadá

12 respostas

  1. Parabens ao letrado leitor.

    Sua mãe lhe educou muito bem!

    A BOLHA DO SISTEMA DE BOLSAS VAI ESTOURAR… SE PREPARA BRASIL…….

  2. ROBSON, ESSE SEU LEITOR TROUXA DEVERIA VIR MORAR AQUI AO INVÉS DE IR PRA FORA E AGORA FALAR MAL DOS NOSSOS GOVERNANTES.MEU AMIGO! SAIA DA CANADÁ E VENHA PRA CÁ, NÃO FIQUE OPINANDO DE UMA REALIDADE QUE VC NJÃ NÃO VIVE MAIS. VENHA PRO CALOR DO SERIDÓ, O DA TEMPERATURA E DO BOM ACOLHIMENTO. ABÇOS

  3. Parabéns! Teotonio, concordo em parte com as suas afirmações.
    Veja só: diante de tanta corrupção, o Congresso Nacional Brasileiro, está uma Instituição desacreditada, resultado da falta de envolvimento dos parlamentares com o crescimento do nosso país, a começar pelos salarios, as ajudas para manter os acessores, a parentela e os aliados políticos, muitas vezes sem esse povo produzir nada para o crescimento da nação, em fim, quando finaliza todos os numerarios que eles percebem é uma afronta ao restante da população brasileira. A revolta dos jovens, adultos e idosos com esses constantes escandalos Nacionais, está deixando cada dia mais desacreditado principalmente uma parte da população brasileira que acha-se independente politico, por não ter viculo nem precisa de favores políticos, estão votanto em pessoas sem conhecimento, tendo em vista que os LETRADOS tambem se comportam como verdadeiros analfabetos.

    Discordo de O fato de sua mãe não ter estudado não significa que seja uma pessoa deseducada. o conhecimento cognitivo é muito importante na vida de uma pessoa.

  4. Completamente certo esse rapaz, nota Mil, esse é um nordestino inteligente, igual os nordestino que moram em SP, por que quando lá chegaram aprenderam ser inteligentes e sábios, intelectuais, com a convivência e oportunidades de outra cultura, mas os nordestinos que ainda moram aqui, em PE,CE,BA.AL.PB e RN, em especial os do meu RN se o Brasil for depender de ser uma dia independente de verdade não vai conseguir isso nunca, por que são um povo que tem a mente fraca e curta, se vendem por qualquer coisa, o valor de meus conterrâneos são de 68 $$ reias uma simples bolsa familia infelismente meus amigos só pensam na barriga, esquecem os Fernando Collor de Melo,os Sarney,os João Paulo Cunhas, os mensaleiros, em fim esquecem tudo e se firmam em promessas e promessas eleitoreiras, eu tenho minhas duvidas que se o candidato de Luiz Aloprado fosse Fernadinho Beira Mar meus conterrâneos votariam de cabo a rabo nele também, são cegos guiados por outros cegos!

  5. Com uma escrita e com um conteúdo deste, é lamentável, mas tenho que descer ao seu nível, caba do português bem dizido! (tudo bem: ah, o homi mora no Canadá a num sei quantos tempos, francamente…! E ainda diz que corrigia textos em português e lálálá. Será que corrigia igual ao sacana que leu na Bíblia: “mulher adúltera”, ao invés de “mulher adulta”, lá pras bandas do Brasil Perfeito que vota em Serra? E ainda por cima se aproveitou da mulher do outro inteligente indivíduo que também deve ter votado em Serra? Enfim, indubtavelmente, não vem ao caso! )

    Façamos o seguinte! Se tirarmos o Bolsa Família (que foi Serra quem criou, segundo o próprio, portanto a merda também é dele, ele também é o responsável pela besteira feita e pela p… que o povo vem falando), QUAIS BENFEITORIAS PODEM SER APONTADAS NA GOVERNABILIDADE DESSE PAÍS?

    Desafio qualquer ruma de bosta (descupe, to nervoso) a falar dos benefícios do Governo Petista, sem criticar de forma rasteira e tupiniquim essa porra desse auxílio!

    Sua filha não quer bolsa porque tem um emprego invejável (exclusividade do país que, segundo vc, não existe), que nenhum jovem desse país tem, e não tem pela herança que FHC deixou! (Não vou me aprofundar.)

    (…)pois não acredito que existe país de primeiro nem terceiro mundo: Deus nos fêz a todos iguais e nós decidimos como queremos viver…(…)

    Vá pra rocinha, desmiolado! Ou venha pro sertão acordar cedo, plantar capim… escolher seu modo de vida, e enriqueça desse jeito! Melhor, mande sua filha vir trabalhar num supermercado do Brasil e fazer faculdade pública (financiada por um hipotético PSDB)!Venha escolher suas oportunidades no Brasil do PSDB!
    Pois bem, você foi embora porque, meu barato? Tava com medo de quê, por aqui? Devia ter exposto no texto!

  6. Robson, desculpe. É que eu ainda ando com saudades do nosso F. Gomes. Eu quis dizer: Meu mais sincero abraço Robson pela competência com que você conduz o blog e não como está postado.

  7. Cara “Uma Norteriograndense do Seridó”,

    se José Serra tivesse sido eleito, com qual congresso ele governaria?

    Diga-me! Com qual?

    O congresso atual não é o que eu, você, e tantos outros milhões de brasileiros querem, mas o que nos cabe?

  8. Esse Evandro Diniz não aceita quem votou em Serra. É um simpatizante das ditaduras que não aceita o contraditório.

  9. Eu sou contra a esmola que os governos brasileiros vêm dando já há muitas décadas. Mas se hoje tirarem as esmolas dadas ao povo, eles simplesmente morrem de fome. Então passo a ser a favor do Bolsa Família. Falar mau do Brasil morando no Canadá é no mínimo falta de visão política. Eu sou a favor do trabalho! Mas ganhado essa grana que sua família ganha ai, pode ser que você se redima vindo abrir um super-mercado no Brasil e pagar pelo menos o nosso salário mínimo, que hoje é de R$ 510,00 por mês, ao nosso povo trabalhador. Ai pode ser que seu comentário vem ser louvada um dia.

    Laurivan de Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias