Semarh dá ordem de serviço para estudo do açude gargalheiras de Acarí

gargalheiras-ordemPrestes a completar 50 anos, o açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, em Acari,  será alvo de um novo estudo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A ordem de serviço para a “batimetria” do reservatório foi expedida nesta quarta-feira (15). O prazo para execução do estudo é de 30 dias.

“A intenção dessa análise é ver a real capacidade do açude, revelando o que já foi assoreado”, explica o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza.  Ele ressalta ainda que desde a fundação do reservatório ainda não foi realizada análise desse tipo. 

Os dados atuais revelam que o açude, integrante da bacia do Piranhas – Açu, tem capacidade de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos, ele começou a ser construído em 1959, e conta com uma área de aproximadamente 780 hectares. A grande parede de concreto tem uma altura máxima de 25 metros e uma extensão de 250 metros.

A ação faz parte do projeto da Semarh de análise e recuperação dos 46 açudes do estado com capacidade de armazenamento superior a 5 milhões de metros cúbicos. “A medida no Gargalheiras é preventiva, já que o açude encontra-se em perfeito funcionamento”, afirma Iberê.

Espetáculo das águas – A sangria do Gargalheiras, esperada sempre que começa o período chuvoso no Rio Grande do Norte e que atrai turistas de todo o Estado, foi comemorada pelos acarienses na madrugada do dia 11 de abril. O açude é responsável pelo abastecimento de toda a cidade de Acari e parte do município de Currais Novos e tem como  principal finalidade o abastecimento e a irrigação.

3 respostas

  1. É isso mesmo! e o açude DOURADO de currais novos, que à anos estar com sua capacidade, comprometida precisar de ser feito uma DRENAGEM e quando teve vazio nada foi feito, agora por que não é dito tambem que tanto no DOURADO e GARGALHEIRAS tem METAL PESADO, como CHUMBO,URANIO,e MERCURIO esse ultimo vem sendo utilisado com força barbaramente por TRABALHADORES de minerações de OURO e tudo vai para dentro dos dois AÇUDES os casos de CANCER, aqui nas duas cidades é ALTISSIMOS, e nimguem falar nada, é por que tem um dep. a cidade que inclusive foi bem votado em ACARÍ, é porsivel que quando IBERÉ assumir esse rapaz não faça nada.

  2. fios de eletricidade da escadaria por traz da parede, poderar causar acidente, rede trifasica sem isolamento entre os matos, e pessoas inocentes passando sem dá conta do risco. pode ser descaso da caern, orgão responsavel pelos fios que alimenta a bomba D agua. e urgente a verificação de segurança. açude gargalheiras, acari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias