Category: Saúde

Secretaria Estadual de Saúde do RN cancela licitação para serviço de hemodiálise em hospitais

O processo licitatório da Secretaria Estadual de Saúde para escolha de empresa que fará o serviço de hemodiálise em hospitais se transformou em uma verdadeira “novela mexicana”. O edital de licitação foi publicado e republicado três vezes. E, ainda assim, depois de toda licitação feita, a Sesap decidiu cancelar tudo e vai lançar um novo edital.
O resultado é que, enquanto a Secretaria não desenrola os tropeços e atropelos, a atual empresa vai ficando no serviço; fato que já dura sete anos.

Jornalista de Cerro Corá (RN) veio a óbito por Covid-19

Ednaldo Guedes e sua Empresa prestaram relevantes serviços a várias prefeituras, inclusive, a de Cerro Corá (RN) e a de Bodó (RN) onde trabalhava. Também estava prestando serviços para a Câmara Municipal de Vereadores Cerro Corá (RN).

O país registrou 2.311 óbitos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (17):

– O país registrou 2.311 óbitos nas últimas 24h, totalizando 496.004 mortes;

– Foram 74.042 novos casos de coronavírus registrados, no total 17.702.630 milhões pessoas já foram infectadas.

RN pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da pandemia, diz coordenador do Lais/UFRN

O Professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) (UFRN), disse que o RN pode ser um dos primeiros estados a declarar fim da Pandemia, ‘mas ainda não é hora de relaxar’, deixou claro, ao acrescentar: “Pelo que estamos vendo de dados, o Rio Grande do Norte tem tudo para ser um dos primeiros estados do Brasil a declarar que está saindo dessa pandemia. Eu acredito que a gente vai ter um ano de 2022 muito promissor, mas precisamos fazer o dever de casa”.

Também relatou que o momento ainda é critico.

Álvaro: “devo ter pegado a Covid-19, mas a Ivermectina deu conta dele”

Do Prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias:

“Eu não tenho nenhuma dúvida que a Ivermectina vai ser reconhecida cientificamente como uma droga que diminui a carga viral, que é imunomoduladora, que fortalece o sistema de defesa do organismo e que impede a replicação viral, a replicação do vírus. Como ela não atua, não protege? Protege e foi eficaz”, questionou e entrevista que concedeu a 98 FM de Natal (RN), acrescentando: “eu acho que até peguei”.

VEJA VÍDEO:

Prefeito de Natal não confirma vacinação todos até setembro: “Não depende de nós”

O prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias (PSDB), não quis se comprometer nesta terça-feira (15) em vacinar toda a população adulta contra a Covid-19 até setembro, como anunciou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nesta semana. Em entrevista à 98 FM Natal, o prefeito ressaltou que o cronograma de vacinação não depende da prefeitura, e sim da aquisição e distribuição de doses pelo Ministério da Saúde.

A fala do prefeito se assemelha à do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que tem dito que o compromisso do Governo Federal é ter vacinas suficientes para imunizar a população adulta contra a Covid-19 até dezembro. Estados como o RN têm divulgado calendário de vacinação até setembro considerando a projeção de chegada de novas doses, mas o cumprimento depende do fornecimento de imunizantes pelo Governo Federal.

“Não depende de nós. Dependemos de repasses de vacinas. Se de repente demoram a vir, se diminui a quantidade de repasses… Não depende de nós. O ministro foi prudente. Não sabe o fornecimento, a compra como vai se dar. Ele foi prudente em não querer fazer essa previsão (de vacinar até setembro), como eu acho que também não faremos previsão. Apenas garantimos que os serviços estão bem montados e que a infraestrutura está funcionando. O pessoal está treinado e capacitado para andar o esquema de vacinação”, disse o prefeito em entrevista ao programa Repórter 98.

Com informações da 98 FM

Pacientes pós-covid-19 enfrentam novos problemas; saiba quais

Uma análise dos registros de seguro saúde de quase dois milhões de pacientes com Coronavírus encontrou novos problemas em quase um quarto – incluindo aqueles cuja infecção por Covid-19 era leve ou assintomática.

Centenas de milhares de americanos procuraram atendimento médico para problemas de saúde pós-Covid-19 que não tinham sido diagnosticados antes de serem infectados com o Coronavírus, de acordo com o maior estudo até agora sobre sintomas de longo prazo em pacientes com Covid-19.

O estudo, rastreando os registros de seguro saúde de quase dois milhões de pessoas nos Estados Unidos que contraíram o coronavírus no ano passado, descobriu que um mês ou mais após a infecção, quase um quarto – 23 por cento – delas procuraram tratamento médico para novas condições  .

Os afetados eram de todas as idades, incluindo crianças.  Seus novos problemas de saúde mais comuns eram dores, inclusive nos nervos e músculos;  dificuldades respiratórias;  colesterol alto;  mal-estar e fadiga;  e hipertensão.  Outros problemas incluíram sintomas intestinais;  enxaquecas;  problemas de pele;  anormalidades cardíacas;  distúrbios do sono;  e condições de saúde mental como ansiedade e depressão.

Problemas de saúde pós-Covid foram comuns mesmo entre as pessoas que não adoeceram com o vírus, concluiu o estudo.

Enquanto quase metade dos pacientes hospitalizados por Covid-19 tiveram problemas médicos subsequentes, o mesmo ocorreu com 27% das pessoas que apresentaram sintomas leves ou moderados e 19% das pessoas que disseram ser assintomáticas.

The New York Times

Vale do Açu, Região Central e Alto Oeste adotam novas medidas anticovid-19; saiba

Vigência dos decretos regionalizados chega ao fim e prefeitos decidem aderir ao decreto geral

Com o quadro epidemiológico em estabilidade, demanda por leitos Covid-19 em queda e taxa estadual de ocupação de UTIs abaixo de 90%, prefeitos do Vale do Açu e Central defenderam hoje a adesão ao decreto estadual, editado na semana passada, que contém medidas menos restritivas de enfrentando à Covid-19, em relação aos regionalizados até então em vigor nos 15 municípios dessas duas regiões.

Em reunião nesta segunda-feira (14/06), conduzida pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, coordenador do Pacto pela Vida, ficou acertado que a partir desta terça-feira (15), esses municípios adotarão as medidas estabelecidas no decreto estadual 30.641/2021, com vigência até 23 de junho, cabendo a cada prefeito a edição de atos normativos mais rígidos caso considere necessários em função das especificidades locais. As medidas valem também para os municípios do Alto Oeste, sob jurisdição da 6ª Regional de Saúde, cujo decreto com foco específico na região, caducou.

“Os decretos regionalizados foram uma boa experiência, ajudaram a conter a demanda por leitos depois de uma longa batalha. Esperamos que a situação continue melhorando para que não seja necessário dar um passo atrás”, disse Fernando Mineiro.  “Foi uma experiência dura, que tivemos a coragem de fazer, mas muito exitosa. Neste período, tivemos uma amplitude de diálogo importante com o Governo do Estado, com o Ministério Público sobre as dificuldades do momento. Estamos todos de parabéns, pela união, pelo diálogo e pelo alinhamento nesses decretos regionais”, endossou o presidente da Associação dos Municípios da Região Central e Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE), Reno Marinho.

“A melhoria [dos indicadores] não dá, às pessoas, o direito de fazerem festas e promoverem aglomerações porque isso termina se refletindo 15 dias depois. Esse é o desafio daqui pra frente”, alertou a subsecretária de Gestão de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde, Lyane Ramalho. Ela informou que a Sesap está à disposição dos prefeitos, juntamente com a Polícia Militar, para apoiar a vigilância sanitária dos municípios, aumentar a testagem da população, reforçar a recomendação do uso obrigatório da máscara e do distanciamento social. “Fazendo isso, não será preciso voltar aos dias de restrições maiores.”

(mais…)

RN contabiliza 21 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta segunda-feira (14). Foram mais 1.504 casos confirmados, totalizando 284.328. Até domingo (13) eram 282.824 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.473 no total, sendo 14óbitos registradas nas últimas 24h: Natal(03), Mossoró(01), Parnamirim(01), São José do Mipibu(01), Ceará-Mirim(01), Jardim de Piranhas(01), Pendências(01), Santana do Matos(01), Campo Redondo(01), Afonso Bezerra(01), Currais Novos(01) e José da Penha(01).

A Sesap ainda registrou outros 07 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. No domingo (13) o número total de mortes era 6.452. Óbitos em investigação são 1.377.

Casos suspeitos somam 102.444 e descartados 544.730.

INSS: Prova de vida pode ser feita sem sair de casa

Prova de vida pode ser feita sem sair de casa

Beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) podem realizar a prova de vida por meio dos aplicativos Meu gov.br e Meu INSS, pelo site, em caixas eletrônicos ou até por procuração.

A medida tem o objetivo de evitar aglomerações durante a pandemia. A necessidade de fazer a prova de vida foi retomada neste mês, após interrupção em março do ano passado. Durante o período, os beneficiários não deixaram de receber seus pagamentos.

O novo sistema viabiliza a prova de vida online através de tecnologia de biometria facial, desenvolvida pelo Serpro e pela Dataprev. O procedimento vai facilitar a vida de cerca 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de programas assistenciais. Para utilizar a funcionalidade, é necessário que o usuário tenha feito a coleta de biometria para o título de eleitor, além de possuir uma conta no gov.br, o portal de serviços de governo.

Geraldo Melo tem alta de tratamento em São Paulo (SP) e segue para Brasília (DF)

Notícia boas sobre a saúde do ex-governador Geraldo Melo (PSDB).

Ele recebeu alta nesta sexta-feira, 11,  das cirurgias que se submeteu em São Paulo (RN) para retirada de tumores no cérebro.

O resultado foi animador e GM já foi liberado para continuar tratamento em Brasília (DF),  para onde deverá viajar já neste sábado.

Lá, ele vai iniciar tratamento inovador para concluir combate ao câncer que teve diagnóstico inicial no pulmão em 2020.

Quem conversa com o ex-senador, se impressiona com a voz animada e o raciocínio rápido e privilegiado de sempre.

TL

CPI contra Fátima deu recuada de 100%

A CPI da Covid-19 instalada contra a Governadora Fátima Bezerra na assembleia legislativa do Rio Grande do Norte (RN) deu uma recuada de 100% pelos cálculos dos mais otimistas.

O que aconteceu? É somente uma pergunta.

Não é você, Bolsonaro!

Bolsonaro deveria lembrar que não é ele, e sim prefeitos e governadores, quem decidem sobre o uso ou não da máscara.

Prefeitura de Tibau (RN) firma contrato de R$ 1,1 milhão para consultas médicas; anrra!

A Empresa Promédica – Serviços Médicos e Assistência Ambulatorial e Consultoria de Saúde Ltda, que fica sediada em Mossoró (RN), foi contratada pela Prefeita Lidiane Marques da Costa do município de Tibau (RN), pela importância de R$ 1.131.600,00 para prestar serviços de consultas médicas e de ultrassonografia, conforme dados abaixo:

Consulta médica – 4.400

Ultrassonografia simples – 1.200

Ultrassonografia morfológica ou dopper – 400

Consulta dermatológica – 800

Cirurgia dermatológica – 600

O extravagante contrato de material elétrico da Prefeitura de Cerro Corá (RN)

Na cidade de Cerro Corá (RN), o prefeito Raimundo Marcelino Borges autorizou a contratação das empresas abaixo relacionadas, pelo valor de R$ 1.401.669,70, visando a aquisição de material elétrico para atender a demanda das diversas Secretarias e órgãos da municipalidade:

Lumiart Comercio e Serviços Ltda- Parnamirim (RN) – R$ 738.523,55

A Favorita – EPP – Cerro Corá (RN) – R$ 219.080,30

Eletrica Luz – EPP – Goiânia (GO) – R$ 154.350,00

Maria Consuelo Mota – ME – São Paulo (SP) – R$ 82.347,90

Madeireira Santana – ME – Tangará (RN) – R$ 77.739,95

Eficilux Comercio e Serviços – EPP – Contagem (MG) – R$ 68.571,00

Luminoza – EPP – Natal (RN) – R$ 61.057,40

Não há sentido em vacinar pessoas que tiveram COVID-19; coma corda

Com 52.238 de seus próprios funcionários como um grupo de estudo, os cientistas da Cleveland Clinic descobriram que nem uma única reinfecção do COVID-19 ocorreu em indivíduos previamente infectados.

As surpreendentes descobertas levaram os pesquisadores a concluir que não faz sentido vacinar pessoas que já tiveram COVID-19.

Não apenas isso, eles também determinaram que ser vacinado de qualquer maneira não traz nenhum benefício adicional.

A análise da incidência cumulativa de COVID-19 revelou que durante o curso do estudo, a infecção por SARS-CoV-2 ocorreu quase exclusivamente em participantes que não estavam previamente infectados e não foram vacinados.

Especificamente, de todas as infecções durante o período do estudo, 99,3% ocorreram em participantes que não estavam infectados anteriormente e permaneceram não vacinados.

Em contraste, apenas 0,7% das infecções ocorreram em participantes que não estavam previamente infectados, mas estavam vacinados.

PS: Até aqui no Rio Grande do Norte (RN) teve paciente REINFECTADA que veio a óbito. Agora como a corda e não tenha cuidado não! Lero!

Covid-19: Sesap esclarece sobre “fungo preto”

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) monitora um caso confirmado de mucormicose, infecção fúngica conhecida como “fungo preto”. A paciente, uma mulher de 42 anos, tem histórico de Covid-19 e apresentou sintomas da mucormicose. A biópsia confirmou a ocorrência do fungo e ela encontra-se em tratamento com anti-fúngicos.

A equipe de vigilância da Sesap está acompanhando o quadro, avaliando os exames, o histórico de movimentações da paciente e sua situação clínica atual.

Geraldo Melo continua em recuperação

O ex-governador e ex-senador pelo Rio Grande do Norte (RN) Geraldo Melo continua hospitalizado em São Paulo (SP) recuperando-se da cirurgia cerebral.

Outra cirurgia

“Estou na UTI de um hospital aqui em São Paulo. Devo ser submetido a um procedimento hoje. Eu cheguei aqui com quatro tumores e espero sair daqui sem nenhum”, disse Geraldo Melo.

É possível imunidade de rebanho para Covid-19?

Cerca de metade dos americanos relatam ter recebido pelo menos uma vacina COVID-19, mas isso será suficiente para obter imunidade coletiva?

Exatamente essa pergunta foi feita ao Dr. Tom Frieden, ex-diretor do CDC no governo Obama e atual presidente e CEO da Resolve to Save Lives.

“Infelizmente, o que estamos vendo nos EUA são alguns bolsões, demográficos, geográficos, até ideológicos, que estão recebendo muito menos cobertura vacinal.  E nesses bolsões, é provável que continuemos a ver aglomerados e potencialmente surtos, disse Frieden.

Ao comparar a COVID-19 ao surto e erradicação da varíola, Frieden disse que o mundo não erradicará a COVID.  “Vai ficar conosco por um futuro indefinido.  Teremos que aprender a conviver com isso e ajudar as pessoas a não morrerem disso ”, disse ele.

Como outras doenças como o sarampo, a imunidade coletiva com COVID levará décadas para ser alcançada, acrescentou Frieden.  Além disso, as pessoas têm ideias erradas sobre o que é imunidade de rebanho, disse ele.  “Não é a erradicação onde a doença foi embora.  “O que esperamos é obter uma taxa de vacinação alta o suficiente, de modo que não teremos surtos generalizados e explosivos de COVID.  Ainda estaremos em risco de surtos em instituições;  abrigos para desabrigados, instalações correcionais, lares de idosos, projetos habitacionais e até mesmo escolas e universidades.”

Fonte: MedPage Today

João Pessoa (PB) suspende vacina; saiba o motivo

A Prefeitura de João Pessoa (PB) suspenderá a vacinação contra a Covid-19 durante o fim de semana por causa da aplicação de provas do concurso público municipal da área da Saúde, que será realizado no domingo (6). A imunização da população deverá ser retomada na próxima semana. A PMJP já aplicou 367.887 doses do imunizante, entre primeira e segunda doses. Nesta sexta-feira (4), quando a faixa etária chegou a 50 anos ou mais, foram aplicadas 6.500 doses da vacina contra a doença, entre as duas doses, conforme dados obtidos pelo ClickPB.

Secretário de Saúde de Patos (PB) veio a óbito vítima de covid-19 aos 42 anos

Veio a óbito na tarde desta sexta-feira (4) em decorrência da Covid-19, o Secretário Municipal de Saúde de Patos (PB), Segundo Brito. Ele tinha 42 anos e estava entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde domingo (30) na Hospital de Clínicas, em Campina Grande, após ser transferido do Complexo Hospitalar Regional de Patos. O caso dele foi considerado gravíssimo, com 90% do pulmão comprometido. Segundo informações do Hospital de Patos, o secretário tinha asma.

Ele estava desde a última quinta-feira (27) internado em Patos, com sintomas leves nas vias aéreas, mas ao realizar uma tomografia, os médicos identificaram que o paciente estava com Covid-19, sendo medicado, mas retornou no sábado (29), ao Hospital de Patos com um pico de febre e sem respirar direito.

Veio a óbito aos 44 anos, vítima da Covid-19, radialista Paraibano Fábio Diniz

Veio a óbito nesta sexta-feira (4), o radialista Fábio Diniz, vítima da Covid-19. Ele era apresentador da Rádio Arapuan FM, em Patos (PB), no Sertão paraibano.

Fábio Diniz estava internado no Complexo Hospitalar Regional de Patos (RN), não resistiu às complicações da infecção e faleceu. Ele havia sido entubado ontem (3), na UTI do Hospital Regional de Patos (RN).

O apresentador estava afastado da Arapuan FM desde o dia 27 de maio. Estava em isolamento em casa, mas depois precisou ser internado, vindo a óbito nesta sexta-feira.

Luiz Eduardo Carneiro é novamente intubado

O Ex-Secretário do RN Luiz Eduardo Carneiro Costa, voltou a ser intubado nesta terça-feira (01), em decorrência da Covid-19. Ele está internado no Hospital da Unimed, em Natal (RN).

Covid-19 alcançou 6.149 óbitos no mês de maio no RN

Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte (RN) fechou o mês de maio atingindo a marca de mais de 269 mil casos confirmados de Covid-19. O número de óbitos neste dia 1º de junho chegou a 6.149 óbitos confirmados, dos quais 11 ocorreram nas últimas 24 horas.

Natal (RN) inicia nesta quarta vacina de deficientes permanentes sem Comorbidades a partir de 30 anos

A vacinação dos deficientes permanentes sem Comorbidade e sem BPC, na faixa etária a partir de 30 anos, tem início nesta quarta-feira (02) em Natal (RN). A SMS Natal está disponibilizando para esse público seis drives (Palácio dos Esportes, OAB, Nélio Dias, SESI e Via Direta), 35 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.  Além desses locais, também vai disponibilizar nesta quarta, entre 8h às 12h, equipes de vacinação para o Suvag RN – Centro de Saúde Auditiva, localizado na Av. Lima e Silva, 966 – Nossa Senhora de Nazaré e para a ASNAT – Associação de Surdos de Natal, localizado no Largo Junqueira Aires, 536 – Cidade Alta.

Para receber o imunizante é necessário apresentar a seguinte documentação: laudo médico ou documentos oficiais de identidade com indicação de deficiência ou qualquer outro documento que indique tal condição, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal.

Caso a pessoa portadora de Deficiência Permanente e com dificuldade de locomoção não possa se deslocar a um ponto de vacinação, algum familiar, representante ou apoiador deve comparecer à unidade básica de saúde mais próxima à sua residência, levando documentação além de algum documento que justifique a aplicação da vacina em domicílio, fornecendo os contatos para agendamento.

A vacinação desse público vai continuar posteriormente de forma escalonada em faixa etária (18-29 anos), de acordo com o quantitativo de vacinas disponibilizadas.

Padre Naldo veio a óbito por Covid-19 em Natal (RN)

A Arquidiocese de Natal (RN) comunica, consternada, o falecimento do Padre Francisco Erivaldo Barboza (Naldo), nas primeiras horas da tarde desta terça-feira, 1º de junho, na Policlínica Natal (RN), por complicações decorrentes da Covid-19, aos 41 anos de idade. Ele começou a sentir os primeiros sintomas, no início do mês de maio, em Afonso Bezerra (RN). Foi transferido para a capital e, desde o dia 7, estava internado na UTI da Policlínica.

O sepultamento deverá ocorrer na cidade de Itajá (RN), obedecendo aos protocolos de biossegurança.

Padre Naldo nasceu em 22 de julho de 1979, em Itajá (RN), e foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Natal, por Dom Jaime Vieira Rocha. Após a ordenação, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim. Em 15 de agosto de 2015, foi transferido para a Paróquia de São José Operário, em Jandaíra, onde ocupou a função de administrador paroquial, ficando lá até 13 de agosto de 2019, quando passou a ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra (RN).

A Arquidiocese de Natal (RN) agradece à equipe médica e aos demais profissionais da saúde por todo o empenho durante o tratamento do Padre Francisco Erivaldo, ao mesmo tempo em que agradece a todos aqueles que se uniram em orações constantes, nestes dias.

Aos seus familiares, especialmente seus pais e irmãos, aos paroquianos, ex-paroquianos, amigos e aos membros de nosso clero, desejamos que este momento de dor seja atravessado na firme confiança no Deus da Vida e na esperança da feliz Ressurreição. Que o Senhor, Sumo e Eterno Sacerdote, acolha este nosso irmão e fiel colaborador entre os Seus eleitos.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal (RN)

Médico renomado faz denúncia e diz que Ivermectina poderia ter salvo meio milhão de vidas

O médico e cientista norte-americano integrante da Front Line Covid-19 Critical Care Alliance, Dr. Pierre Kory, fez importantes declarações que responsabilizam a Organização Mundial da Saúde, OMS, sobre a morte de, pelo menos, meio milhão de vidas.

Segundo o artigo, que foi divulgado no final de março no portal de notícias World Tribune, a organização sabia dos benefícios de medicamentos como a Ivermectina. Segundo Kory, a OMS agiu de acordo com interesses particulares em beneficiar a vacina Big Pharma.

“É criminoso. É literalmente criminoso.” A droga “poderia ter salvado meio milhão de vidas este ano se tivesse sido aprovada”, declarou o renomado médico.

O termo foi cunhado pela Union of Concerned Scientists há 50 anos para descrever as estratégias que as corporações desenvolveram ao longo de décadas para “atacar a ciência quando ela vai contra seus interesses financeiros”.

Kory não poupou críticas à atuação da organização durante a pandemia. Segundo ele, as grandes empresas farmacêuticas se infiltraram na entidade mundial de saúde e direcionam suas políticas. Bill Gates é o segundo maior contribuinte financeiro da Organização Mundial de Saúde.

“Não consigo imaginar na história da indústria farmacêutica um interesse competitivo tão profundo e vasto quanto aquele que foi demonstrado contra a pequena Ivermectina”, afirmou o Dr. Kory,

Em nota, Sesap diz que RN registra primeiro suspeito de Covid-19 com nova cepa indiana

O Estado do Rio Grande do Norte (RN) inicia esta semana o envio de amostras para detectar possíveis variantes da cepa indiana. Serão priorizadas amostras que atendam a critérios clínicos epidemiológicos. As mostras, de um paciente suspeito que teve contato com paciente positivo para a cepa, será enviada para a Fiocruz e IEC – Instituto Evandro Chagas com a finalidade de investigar possível contaminação pela nova variante no Estado.

Secretaria Estadual de Saúde

Pandemia no RN pode melhorar em agosto, indica epidemiologista

O médico epidemiologista e pesquisador do LAIS/UFRN, Ion de Andrade, indicou que a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte (RN) pode começar a melhorar em agosto. Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, o especialista afirmou que os meses de junho e julho precisam de esforços para manter o isolamento social e as medidas de prevenção contra o Coronavírus.

“O mês de junho pode ter fatores para piorar a pandemia. Mas a tendência de médio e longo prazo aponta para dados melhores. Por exemplo, ao mesmo tempo que tivemos durante essa semana o recorde em demandas de leitos, também tivemos um recorde negativo da presença de idosos em internamentos – o que significa que as vacinas se mostram muito efetivas”, pontuou Ion.

 Para ele, o avanço da vacinação contra a Covid-19 contribui para o controle do contágio. “Eu diria que, na medida em que temos a vacina, vamos virar a página da pandemia. O que precisamos dimensionar é como é que vamos atravessar junho e talvez julho. O mais provável é que, com o avançar da vacinação, é que a gente chegue a agosto, ou meados de agosto, com um cenário da pandemia muito melhor do que temos agora”, disse. De acordo com o RN + Vacina, plataforma do Governo do Estado, 358 mil potiguares estão completamente imunizados contra o vírus atualmente.

“Isso torna esse esforço de reta final muito importante, pode render resultados que tornem esse último momento da pandemia menos dramático”, continuou Ion. “Precisamos de um enfrentamento robusto para esses meses que se antecipam como meses difíceis”.

(mais…)

RN volta a ter mais de 100 pessoas em fila de espera por UTI para Covid-19; taxa de ocupação passa de 98%

O Rio Grande do Norte (RN) voltou a ter mais de 100 pessoas na fila de espera por um leito de UTI para tratamento da Covid-19. A informação é do sistema Regula RN, usado na administração dos leitos públicos no estado.

Por volta das 9h20 deste domingo (30) havia 106 pessoas na fila em todo o estado e apenas 6 leitos disponíveis na rede pública – todos eles na região metropolitana de Natal (RN).

52 pessoas esperavam por uma UTI na região Oeste, onde todas as UTIs estavam ocupados. Na região metropolitana, onde a ocupação já passa dos 98%, havia 54 pessoas na fila e outras quatro aguardando avaliação.

No período, sobravam leitos clínicos, que são voltados para pacientes com situação menos grave da doença.

A alta de ocupação ocorre no momento em que o estado tem mais leitos de UTI disponíveis desde o início da pandemia.

De acordo com dados do sistema, a rede pública chegou a 404 leitos críticos operacionais – ou seja, em condições de uso – na última sexta-feira (28). Em 2020, o maior número registrado tinha sido no dia 10 de agosto, com 316 leitos.

G1(RN)

Vacinação em massa na Paraíba (PB) deve começar após conclusão de grupo com comorbidades

A vacinação em  massa contra a Covid-19 dando sequência a faixa etária de 59 a 18 anos em ordem decrescente deverá começar assim que for concluído o grupo de Comorbidades. Essa foi a avaliação feita pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, durante entrevista ao Programa Arapuan Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, nesta sexta-feira (28).

Segundo ele, a decisão será tomada após uma reunião marcada para esse sábado (29) com todos os secretários de Saúde dos municípios. “Essa decisão será feita em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que reúne todos os secretários. Há essa proposição de que após o termino da vacinação das pessoas com comorbidades, aí sim, será a vez de toda a população em ordem decrescente de faixa etária, abrangendo todas as atividades ocupacionais”, explicou. 

Conforme acompanhou o ClickPB, o gestor ainda falou sobre os casos de óbitos e eventos adversos, mesmo após a vacinação com as duas doses da vacina contra Covid-19. Ele explicou que esses casos são raros e representam menos de 5% dos registros já feito. “Quando você recebe a primeira dose, após 15 dias você tem uma proteção melhor. Existe um percentual pequeno de eventos adversos graves e de pessoas que mesmo imunizadas podem ter algo grave. Isso é algo raro e representa 5% apenas das pessoas que se vacinam. Então 95% das pessoas que se vacinam estão protegidas e quando adoecem tem sintomas leves”, relatou.

Dados da Unimed Natal (RN) apontam para terceira onda do Covid-19 no RN

Diante do aumento no número de internações por Covid-19, o presidente da Unimed Natal (RN), dr. Fernando Pinto, alerta para o início da terceira onda.

A apresentação dos dados foi feita por meio do vídeo divulgado nas redes sociais da cooperativa nesta sexta-feira (28).

RN tem 100% de ocupação dos leitos críticos privados

De acordo com o informe Epidemiológico divulgado no final da tarde desta sexta feira (28) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte (RN) está com 100% de ocupação dos leitos críticos de Covid-19 da Rede Privada.

São 174 leitos ocupados.

Natal (RN) vai vacinar pessoas com menos de 60 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal (RN) vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com menos de 60 sem Comorbidades assim que um novo lote de imunizantes chegar à capital potiguar, o que está previsto para a próxima semana. O processo de vacinação seguirá o cronograma de faixas etárias a ser estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), iniciando por pessoas com mais de 59 anos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (28) pela diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da capital, Juliana Araújo, durante entrevista a uma emissora de televisão.

Hospital Walfredo Gurgel, em Natal (RN), recebe doação de broncoscópio

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG), em Natal (RN), recebeu a doação de um broncoscópio. O aparelho é responsável por realizar exame de diagnóstico de alta complexidade, que permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões, sendo essencial para tomada de decisões em procedimentos cirúrgicos: adulto e pediátrico. O maior hospital público do Rio Grande do Norte estava tentando adquirir um novo equipamento desde 2016.

A doação aconteceu no dia 26 de maio e é fruto de uma parceria firmada entre a Universidade Potiguar e a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), em um contrato de pactuação celebrado desde 2019. A entrega contou com a presença da Coordenadora do Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP, a Profa. Maísa Suares, da Coordenadora da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar, Profa. Melyssa Medeiros, da Diretora do Hospital Walfredo Gurgel, Dra. Fátima Pinheiro, de médicos e funcionários da unidade e de representantes da Sesap.

Posts Recentes

Posts Recentes

junho 2021
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Categorias