São João de Caruaru (PE) veta bandas provocantes

caruaruA tradicional festa de São João de Caruaru (PE) está operando uma verdadeira limpeza moral na sua agenda de shows. Na edição deste ano, foram excluídas todas as bandas consideradas apelativas, com músicas de conteúdo sexual e figurinos provocantes.

De 20 grupos que se apresentaram no ano passado na categoria “forró estilizado”, apenas quatro passaram pelo crivo da comissão organizadora de 2009. Mesmo assim, as bandas aceitas terão de fazer mudanças em seus repertórios para permanecerem na festa. “Se eles subirem ao palco com o mesmo trabalho de sempre, o show será cortado na hora”, avisa Herlon Cavalcanti, da Secretaria de Ações Sociais da Cidade.

Ele alerta que a organização será impiedosa e praticará uma “ditadura cultural” para impedir que as insinuações sexuais voltem à festa. Cenas como a de um cantor que ficou apenas de cueca em uma edição passada, descrita por Cavalcanti, não acontecerão mais, segundo ele.

Os grupos Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Magníficos e Limão com Mel devem ir a Caruaru sob condição de reverem seus shows. Nomes de compositores como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Ari Lobo estão sendo sugeridos aos artistas pelos responsáveis do São João. Além disso, as bandas devem repensar os figurinos e as danças a serem mostradas.

Apesar da polêmica, esses shows são uma parte pequena da festa, que neste ano tem um investimento milionário para homenagear o caruaruense mais famoso, o mestre Vitalino. Ao invés dos 30 dias habituais, o São João de 2009 começará em 30 de maio e terminará apenas em 10 de julho, data em que o famoso escultor completaria 100 anos.

Na próxima sexta-feira, a programação completa da festa deve ser divulgada.

4 respostas

  1. Xerife, o S. João é uma festa tradicional e como tal deve ser mantida. Nada de forró estilizado, quadrilhas estilizadas, etc.
    O bonito mesmo é quadrilha matuto, com noivo, noiva e o Padre e Delegado, pro noivo num correr da raia.
    E tem que ser o forró-pé-serra do bom.
    Nada também de letras apelativas demais. Pode ter uma letrinha mais apimentada, mas inteleginte.
    Quanto à indumentário, as meninas bonitas podem usar umas saiazinhas mas “saidinhas”, num vejo nada de mais, desde que não atentem contra o pudor, já que se trata de uma festa sócio-religiosa.
    Traduzindo: É MANTER A TRADIÇÃO.

  2. É DURO TER QUE RECONHECER, MAS, INFILISMENTE, AS VEZEZ TEMOS QUE ENSINAR NA MARRA PARA EVITAR QUE REGRESSEMOS A UMA BARBARIE CULTURAL. ESTÁ DE PARABENS OS ORGANIZADORES DESTES EVENTOS E ESTE EXEMPLO ODERIA, INCLUSIVE, SER COPIADO PELOS PRODUTORES DE EVENTOS DAQUI. AÍ SE TERIAMOS NOVAMENTE MUSICA DE QUALIDADE.

  3. É a resposta do Nordeste para preservação da sua cultura. Parabéns aos promotores do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias