Rosalba recebe prefeitos do Seridó para discutir Resíduos Sólidos

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu na manhã desta terça-feira (20) com prefeitos da Região do Seridó para discutir os detalhes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos. O Consórcio está previsto no Plano Estadual de Resíduos Sólidos e tem como objetivo gerir o sistema de aterro sanitário coletivo por região, promovendo o descarte correto do lixo produzido nos municípios. O Consórcio do Seridó é composto por 25 municípios e será presidido pelo prefeito de Caicó, Bibi Costa. Os Consórcios Públicos Regionais têm o acompanhamento técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).

Atualmente, a Região do Seridó produz cerca de 49 mil toneladas de resíduos por ano. A maioria dos municípios acumula os resíduos em lixões, ambientes inadequados, focos de várias ações judiciais dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Para o prefeito Bibi Costa, os 25 municípios que compõem o Consórcio perceberam a necessidade de resolver o problema do descarte do resíduo sólido. “Todos os municípios tem os lixões que são alvos constantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal através do termo de ajustamento de conduta para resolver a situação. O Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Seridó já foi aprovado por todas as 25 Câmaras Municipais. Está faltando a documentação de alguns municípios para ser regularizado e legalizado”, explicou o Prefeito.

Segundo o Prefeito de Caicó, a participação do Governo do Estado nesse processo é muito importante. “Esse não é um projeto barato, é um projeto que precisa efetivamente da participação do Governo do Estado pois é uma questão de saúde pública de uma região que vai beneficiar o Estado como todo”.

Quanto aos catadores que atualmente trabalham nos lixões, o Prefeito disse que em alguns locais já foi iniciado um trabalho para incentivar a coleta seletiva. “Em algumas localidades, os catadores recebem treinamento, carroças e fardamentos para fazer a coleta seletiva, trabalhando com mais dignidade, sem precisar catar os objetos recicláveis em meio ao lixão, evitando contaminações”, concluiu.

Rosalba Ciarlini explicou que proporcionar um tratamento adequado aos resíduos sólidos faz parte do projeto de saneamento básico previsto para o RN. “Nós queremos realmente apoiar e promover esse trabalho em todo o Estado, pois é um projeto importante, necessário, que trata da preservação do meio ambiente, do cuidado com a saúde, uma vez que faz um tratamento certo com o lixo coletado”, disse. “O Governo do Estado já tem garantido R$ 2 milhões e, através do Ministério do Meio Ambiente, também já conseguimos recursos para desenvolver todo esse projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Categorias