Rosalba propõe Fundo específico para a UERN

A candidata da coligação A Força da União, Rosalba Ciarlini, defendeu a criação de um Fundo Específico para garantir a autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, baseado na arrecadação de impostos do Estado. Foi durante o debate entre os candidatos ao governo promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, nesta sexta-feira.

Para Rosalba, com a aplicação de 90% do orçamento que é de R$ 140 milhões, somente para pessoal e encargos sociais, resta pouco para investimentos e custeio das atividades acadêmicas. Esse Fundo Específico, conforme a candidata, seria controlado pela administração, conselhos universitários e órgãos fiscalizadores competentes.

Rosalba disse que vai lutar para que a União assuma a responsabilidade de participar do financiamento da UERN. “Com o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) para a educação, que também foi uma luta minha no Senado, a União terá recursos adicionais obrigatórios da ordem de R$ 11 bilhões”, argumentou, dizendo que esses recursos também devem atender as necessidades do ensino superior das universidades públicas estaduais.

  Com relação à expansão da UERN, a candidata disse entender que a Universidade deve dar prioridade para a criação de novos cursos na área tecnológica, em sintonia com as vocações regionais. Isso seria importante para estimular o desenvolvimento mais equilibrado do Estado.

Também deve priorizar os cursos de pós-graduação nos três níveis: especialização, mestrado e doutorado e desenvolver programas de apoio à pesquisa, principalmente aquelas voltadas para dar soluções aos problemas da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias