RN recebe visita do projeto “Doutores Cidadãos”

doutores cidadaosOs pacientes internados no Hospital Walfredo Gurgel receberam um visitante inesperado na manhã desta segunda-feira (02). Vestido com roupas coloridas, nariz vermelho, e sapato de numeração “62 e meio”, o “Dr. Ispaguetti Saracuta” brincou, conversou e interagiu com pacientes e funcionários de vários setores do hospital.

A visita faz parte do trabalho voluntário de Roberto Ravagnani, desenvolvido há 13 anos em hospitais de todo o Brasil e do exterior, inspirado na filosofia do médico norte-americano Hunter Doherty “Patch” Adams, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos. Com formação em administração de empresas e radialismo, ele afirma que a admiração pelo trabalho começou quando assistiu ao filme “O Amor é Contagioso”, que retratou a vida do médico, interpretado pelo ator Robin Williams.

Desde então, Roberto foi capacitado por Patch Adams, participou de cursos e atualmente trabalha com outros 300 palhaços voluntários que formam o grupo “Doutores Cidadãos”, atuante em hospitais públicos de todo o País, com foco nas unidades da Grande São Paulo. “Nosso foco, assim como no trabalho de Patch Adams, é trabalhar a conversa, as relações de amizade, passando, através do improviso, uma mensagem positiva às pessoas, com foco nos pacientes internados, adultos e crianças, e nos profissionais de saúde”. Para ele, a vestimenta é apenas o passaporte, “uma forma de quebrar barreiras”. O projeto já foi desenvolvido em todos os estados brasileiros, além dos países da América do Sul e América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

janeiro 2022
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 
Categorias