RN brilha na “bancada dos parentes”

Em mais uma reportagem para mostrar como no Brasil as relações políticas se confundem e se misturam com as relações familiares, o Congresso em Foco mostra hoje que na Câmara dos Deputados quase 300 parlamentares fazem parte da chamada “bancada de parentes”.

“Tradição familiar não é sinônimo de sucesso na política. Mas é quase isso, a julgar pela atual composição da Câmara. Um em cada dois deputados da atual legislatura tem laços de parentesco com outras figuras da vida pública brasileira. Dos 564 deputados que assumiram mandato este ano, entre titulares, suplentes e licenciados, 271 (48%) são parentes de políticos. São filhos, netos, pais, irmãos, sobrinhos, tios, primos, cônjuges ou ex-cônjuges de quem tem ou já teve mandato, exerceu algum cargo de nomeação política ou participou de eleição” – escrevem logo no primeiro parágrafo da matéria os jornalistas Edson Sardinha e Renata Camargo.

E o Rio Grande do Norte tem participação importante na tal bancada. Dos oito parlamentares potiguares, apenas a petista Fátima Bezerra é “órfã”. Os outros estão lá.

Betinho Rosado, por exemplo, deputado democrata, “é filho de Dix-sept Rosado (governador eleito em 1950 e morto em acidente aéreo), neto de Jerônimo Rosado (patriarca da família, ex-intendente de Mossoró, espécie de prefeito), irmão do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, cunhado da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e primo da deputada Sandra Rosado.” E como se não bastasse, “é ainda sobrinho do ex-deputado federal Vingt Rosado, do ex-prefeito de Mossoró Dix-huit Rosado e do ex-vereador Vingt-um Rosado – todos já falecidos.”

Fábio Faria, o líder do PMN que está a caminho do PSD, “é filho do vice-governador do Rio Grande do Norte, o ex-deputado estadual Robinson Faria (PMN).”

Outro democrata, Felipe Maia, “é filho do senador José Agripino Maia (DEM-RN), neto do ex-deputado e ex-governador Tarcísio Maia (RN), sobrinho-neto do ex-senador e ex-governador João Agripino Maia (PB), primo do ex-prefeito do Rio César Maia (DEM-RJ) e do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).”

Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, “é filho do ex-ministro e ex-governador Aluísio Alves, sobrinho do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e primo do senador licenciado e atual ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), filho do deputado estadual Agnelo Alves (PDT).”

João Maia, do PR, é “irmão do deputado distrital Agaciel Maia e do ex-prefeito de Jardim de Piranhas (RN) Galbê Maia (atual vice)”, além de “cunhado da ex-prefeita de Jardim de Piranhas Josidete Maia” e “parente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).”

O novato Paulo Wagner, do PV, “é neto do ex-vereador de Areia Branca (RN) Euclides Leite Rebouças.”

O tucano Rogério Marinho “é neto do ex-deputado Djalma Marinho e filho do advogado Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).”

E Sandra Rosado, do PSB, “é mulher e prima do ex-deputado Laíre Rosado, mãe da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) e do vereador em Mossoró Lahyre Rosado Neto (PSB), é também filha do ex-deputado federal Vingt Rosado, sobrinha do ex-governador Dix-sept Rosado, do ex-prefeito de Mossoró Dix-huit Rosado e do ex-vereador Vingt-un Rosado, é ainda prima da governadora Rosalba Ciarlini Rosado, pelo lado materno, e da atual prefeita de Mossoró, Fátima Rosado.”

Cliquem aqui e leiam a reportagem completa.

2 respostas

  1. ATENÇÃO:essa reportagem está identica a prefeitura de São9 João do Sabugi, a família do prefeito ANIBAL PEREIRA está toda empregada na prefeitura: irmã secretária de ação social, sobrinho secretário de esporte , outro sobrinho vereador e prima vereadora, estão todos aproveitando da muda, pois a mesma não fala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
DSTQQSS
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930 
Categorias