Reunião busca solucionar problemas das cheias em Jucurutu

Atendendo ao convite do prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros participaram de uma reunião emergencial (foto: Marcos Dantas), nesta terça-feira (25).

Dados preliminares mostram que, pelo menos, 120 famílias foram desalojadas com a elevação das águas do rio Piranhas. Segundo laudo dos bombeiros, a bomba pertencente ao DNOCS não conseguiu conter a inundação nas residências atingidas.

Contudo, o DNOCS afirmou que o equipamento não conseguiria drenar todo o fluxo da água. Os técnicos mostraram como saída abrir os diques de proteção de acesso à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú. O impasse ainda não foi resolvido, já que as comportas têm dificuldade de abrir, além disso Júnior teme que a força da água provoque novas enchentes.

2 respostas

  1. É lamentável essa enchente em nossa cidade, más a tendência à longo prazo, talvez 10 anos, é que a situação piore ainda mais, tendo em vista a construção do aterro para o asfalto nas cabeceiras da ponte, no leito do Rio Piranhas. Com o aterro, forma uma represa e a correnteza diminui, provocando o assoreamento a cada ano e consequente, o dique vai ficando com a cota da folga em relação ao Rio, sempre menor, contribuindo para que no futuro possa haver transbordamento. O correto seria que a ponte fosse construída por toda a extensão do Rio para evitar diminuição na velocidade da água e consequentemente formação do aterro (assoreamento).

    Júlio Justino de Araújo
    Eng. Agrº. M.Sc. Irrigação e Drenagem

  2. Que elevação das aguas do rio piranhas? O rio está SECO. O alagamento foi com agua das chuvas. O problema é que as 4 bombas que escoam as águas dos 4 poços do dnocs não funcionaram e ambos transbordaram. Como se vê o problema maior é no dnocs mas outros setores da cidade estão de alertas com o volume desses outros poços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias