Relatório da PF cita invasão a urna eletrônica no Rio Grande do Norte em 2018

O presidente Jair Bolsonaro prometeu uma bomba e ela veio em forma de um relatório da Polícia Federal que expôs que as urnas eletrônicas não são invioláveis, como a Justiça Eleitoral quer pregar. Nesse relatório, há ofício do próprio Tribunal Superior Eleitoral confirmando que quatro urnas eletrônicas foram invadidas em 2018, ano da eleição do presidente.

O ofício foi enviado para o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos, citando copias de quatro urnas eletrônicas que foram invadidas, sendo uma delas no Rio Grande do Norte. “Trata-se de encaminhar disco rígido contendo artefatos envolvidos em incidente de segurança ocorrido na rede da Justiça Eleitoral, que abriu precedente para que pessoas alheias à rede desta Justiça Especializada tivesse acesso a dados sensíveis”, aponta o ofício, acrescentando que entre os fatos contudos no HD enviado, está “cópia da máquina virtual do TRE-RN que foi invadida durante o evento”. 

O documento foi assinado pelo secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, no dia 30 de novembro de 2018, às 19h42. 

Esse, inclusive, não é o único ofício enviado para o delegado sobre “incidente de segurança ocorrido na rede da Justiça Eleitoral”. Naquele mesmo ano, mas no dia 3 de dezembro, às 16h39, foi assinado outro ofício, com “pendrive e HD externo contendo artefatos envolvidos no incendente de segurança e, além disso, “relatório circunstanciado dos incidentes ocorridos em abril e setembro de 2018” e, novamente, “cópia da máquina virtual do TRE-RN”.

Gustavo Negreiros

Uma resposta

  1. Eu queria em que parte do relatório tá dito ou dando a entender que teria havido ataque à URNA ELETRÔNICA… 🤔 Porque ou eu sou analfabeto e não sabia ou eu li que a invasão foi à REDE DE COMPUTADORES da Justiça Eleitoral, e não às urnas eletrônicas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

setembro 2021
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930 
Categorias