Presidente do INSS viaja e ganha ajuda de custo bancada por contribuinte

lindolfo netoDo Correio Braziliense – A mesma Previdência Social que oferece um atendimento precário nas agências quase nada faz para controlar os recursos dos contribuintes. A condescendência com o dinheiro público se reflete por meio do pagamento de diárias e da compra de passagens aéreas para o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Neto de Oliveira Sales. Levantamento do Correio, com base em dados do Portal da Transparência, mostra que ele recebeu, entre 2011 e 2013, recursos do Executivo, com indícios de irregularidades, para custear despesas com transporte, alimentação e pousada em Natal, onde tem residência fixa.

Nesse período, Sales fez pelo menos 38 viagens à capital potiguar com tudo bancado pela Previdência. Primeiro, como chefe de gabinete do ministro da pasta, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), entre 2011 e 2012. Depois, como comandante do INSS. Somente com diárias, embolsou R$ 63.888,09, dos quais R$ 29.343,88 para deslocamentos a Natal, onde mantém um apartamento, no qual costuma ficar toda vez que aporta na cidade. Mesmo não tendo que pagar hotel, ficou com o dinheiro liberado pelo Tesouro Nacional. Em Brasília, desde que ocupa cargos no Executivo, Sales recebe auxílio-moradia.

2 respostas

  1. Caro Robson,
    Como leitor assíduo do seu blog, quero parabenizá-lo por divulgar informações interessantes e importantes para o nosso estado, mantendo-nos muito bem informados e atualizados. Entretanto, não posso me refutar em comentar sobre a matéria acima escrita pelo “Correio Brasiliense”, e reproduzida nesse respeitável instrumento jornalístico do RN.
    Em primeiro lugar, o atendimento precário ao qual a reportagem se refere faz parte da história da Previdência. Isso é claro e cristalino como a água que sonhamos para matar a sede do povo nordestino. Jornais, recortes, entrevistas, programas e uma gama de outras fontes podem endossar o que foi escrito. Entretanto, o verbo a ser conjugado deve estar no passado. Sim!! No passado mesmo, essa mancha que temos trabalhado diária e incansavelmente para deixar no baú, apenas na história, como mero elemento de comparação com o momento extraordinário que vivemos, em particular nos últimos 10 anos, em relação a essa senhora que no próximo dia 24 de janeiro completará 91 anos de existência, garantindo renda, paz social e dignidade há mais de 31 milhões de beneficiários.
    Com o agendamento eletrônico de benefícios e serviços, que acabou com as filas nas agências e trouxe comodidade e certeza de atendimento ao cidadão, nos transformamos em referência na prestação de um serviço público eficiente, de qualidade e com um tempo de resposta cada vez menor em relação ao pleito do trabalhador.
    Hoje, milhares de pessoas saem aposentadas no mesmo dia em que são atendidas.
    Na contramão da citada “precariedade”, trago à baila o PEX (Plano de Expansão da rede de atendimento), que está tornando realidade o sonho de milhares de cidadãos de São Paulo do Potengi (recursos garantidos pela deputada Fátima Bezerra), Nísia Floresta, São José do Mipibu, Extremoz e tantos outros municípios em nosso estado e no país afora, que ganharam ou ganharão uma Agência da Previdência Social (APS) nova, equipada, muito bem climatizada e com servidores comprometidos com o reconhecimento do direito do trabalhador brasileiro e sua família, tratando-os com respeito, urbanidade e amparo legal em seus atos.
    Essa Previdência aqui descrita é brasileira, e espelho para vários países diga-se de passagem.
    Na última década, assim como esse país gigante, outrora chamado Ilha de vera Cruz, a Previdência Social mudou e mudou para melhor. Há muito o que fazer?? Claro que sim!! Sempre é possível melhorar, mas estamos no caminho certo.
    Por fim, não só o Presidente do INSS, mas todos os servidores que se deslocam no interesse da administração são indenizados em suas despesas, pela previsão legal e para que não tenham que subtrair dos seus salários despesas não programadas. O PEX citado acima, por exemplo, fez com que servidores se deslocassem para garantir a inauguração das agências, e que bom que não foram poucas. Com a palavra os munícipes que ganharam esses postos de atendimento!!
    Quem escreve é um Seridoense de coração e Previdenciário por profissão.

    Um grande abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias