Discutir sobre a criação de um consórcio público. Essa foi a pauta da reunião realizada na tarde de ontem (07) pelo G6, grupo formado por seis Municípios da região seridoense. Quatro prefeitos participaram do encontro, dentre eles o de Parelhas, Francisco Medeiros, Jardim do Seridó, Jocimar Dantas, Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas e Santa do Seridó, Iranildo Pereira.
“Discutimos sobre a possibilidade de criação de um consórcio público”, afirmou o Prefeito de Parelhas. Os consórcios públicos são parcerias que contribuem para a ampliação da qualidade da gestão de serviços públicos em suas áreas de atuação e fortalecem a gestão pública municipal e as políticas públicas na escala regional.
Através dos consócios, os municípios adquirem mais oportunidades de investimentos dos governos federal e estadual. “Sabemos que muitos programas governamentais são destinados a municípios que possuem mais de 50 mil habitantes e, juntos, atingimos essa meta, o que beneficia as cidades envolvidas”, acrescentou Francisco.
Segundo o Prefeito de Parelhas, o próximo encontro ficou agendado para o próximo dia 21 na cidade de Açu, quando os gestores integrantes do grupo irão conhecer o consórcio existente na região. “Iremos conversar com o prefeito de Açu para conhecer o trabalho desenvolvido lá”, completou.
O Grupo que reúne-se desde janeiro de 2009, popularmente conhecido como G5, ganhou mais um Município para integrar as discussões. Agora, o então G6 é formado pelos Municípios de Parelhas, Jardim do Seridó, Equador, Carnaúba dos Dantas, Santa do Seridó e Ouro Branco.
“A união nasceu com o objetivo de trocar experiências e buscar soluções para problemas em comum enfrentados no dia-a-dia da administração de cada cidade”, explicou Francisco Medeiros.