Nesta segunda-feira (31) uma comissão formada por prefeitos do Seridó esteve reunida com representantes do Ibama, Idema e Ministério Público para chegar a um consenso sobre a situação dos lixões e matadouros na região.
Foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para que sejam adotadas medidas visando contornar a interdição desses locais. Caicó, por exemplo, terá quatro meses para apresentar um projeto de localização do novo lixão. Em contrapartida, um ano foi o prazo estipulado para implantação definitiva do aterro sanitário em dois anos para ser construído, para atender a região.
Os municípios deverão efetivar medidas de contenção, como o isolamento dos lixões, além de controle de aves de rapina e compostagem dos resíduos sólidos.
No caso dos matadouros, os gestores terão 60 dias para diagnosticar as necessidades, incluindo medidas de higienização. O prefeito de Caicó, Bibi Costa (PR), assinará nesta terça-feira (1°) o compromisso no Ministério Público Estadual, para construção de um novo matadouro público.