Por que zika foi identificado em humanos nos anos 50 mas só virou epidemia agora?

CaCgtmLWYAEbfU5

O diretor do departamento de vigilância e resposta do ECDC, Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, órgão da União Europeia responsável por questões de saúde, Denis Coulombier, em entrevista a BBC aponta que a maior circulação de pessoas não é a única justificativa para o dramático aumento dos casos.

“Sim, há um aumento nas viagens, mas você não pode excluir que houve uma mudança no vírus, o que ocorreu ao longo do tempo. Houve também uma mudança no mosquito. Sabemos que as populações de mosquitos mudam com o tempo, se adaptam. Isso é claramente multifatorial”, aponta Coulombier.

Ele diz acreditar que as mutações sofridas pelos organismos envolvidos no ciclo da doença – o vírus e o vetor – contribuíram decisivamente para a propagação atingir o “ponto limiar”.

“É um efeito de ponto limiar. Por muitos anos houve pequenos surtos que não resultaram em uma grande fogueira, mas de repente um caso irá mais adiante e resultará em um grande incêndio, que é a epidemia”, continua.

Para Coulombier, a América Latina é especialmente suscetível por não ter sido anteriormente exposta ao vírus. Segundo ele, as populações não possuem anticorpos de resistência à doença.

“Sabemos que nesses casos a primeira onda de infecções é a que registra maior número de casos, porque o vírus está chegando a uma população completamente virgem”

 

Uma resposta

  1. Gostaria de aproveitar a oportunidade e lançar o desafio as instituições escolares, quer sejam públicas ou privadas, do nível fundamental ao superior.

    A grande incidência de doenças causadas pelo Aedes Aegypit no Rio Grande do Norte e no Brasil, assim como a invenção,do professor Maulori Cabral, da UFRJ, que é uma “armadilha para o mosquito com garrafas pet” me deu essa ideia.Logo gostaria de Compartilhar, Veja a seguir:

    SUGESTÃO PARA AS ESCOLAS DE TODO O BRASIL TRABALHAR COM OS ALUNOS JUNTO A COMUNIDADE.

    É NOSSA OBRIGAÇÃO ENGAJAR NESSA LUTA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI.NÃO ESPEREM APENAS PELO PODER PÚBLICO.FAÇA SUA PARTE!

    ESCOLAS: PROCUREM MOBILIZAR ALUNOS, PAIS, MESTRES E COMUNIDADE EM GERAL AFIM DE EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES E AS DOENÇAS CAUSADAS POR ELE, ASSIM COMO RECICLAR GARRAFAS PET POIS SERÃO USADAS COMO ARMADILHAS PARA O REFERIDO MOSQUITO E DEIXAREM DE SER LIXO E/OU CRIADOUROS SE DESCARTADAS IRREGULARMENTE.

    1- VISUALIZEM O VÍDEO QUE ESTÁ NO LINK PARA ENTENDER A PROPOSTA:

    https://www.youtube.com/watch?v=Jyi_zj3PWcc

    2- MONTE SEU PROJETO;
    3- FAÇA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE GARRAFAS PET E MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA PRODUZIR AS ARMADILHAS PARA CAPTURAR O MOSQUITO;
    4- FAÇA DOIS MUTIRÕES PARA SAIR AS RUAS, UM PARA DISTRIBUIR NAS CASAS OU ZONAS MAIS AFETADAS A ARMADILHA E OUTRO PARA RECOLHER DA RUA QUALQUER MATERIAL DESCARTADO IRREGULARMENTE E QUE ACUMULE ÁGUA;
    5- FAÇA OFICINAS NA ESCOLA PARA CRIAR AS ARMADILHAS;
    6- FAÇA PARCERIAS COM A SECRETARIA DE SAÚDE;
    7- OFEREÇA PALESTRAS (COMO PREVENIR O MOSQUITO E COMO TRATAR AS DOENÇAS QUE ELE CAUSA);
    8- MOSTRE DEPOIMENTOS QUE IMPACTEM; ISSO PODE TORNAR OS OUVINTES MAIS RESPONSÁVEIS;
    8- CONCLUA COM UM GRANDE EVENTO PARA ATINGIR O MAIOR NUMERO POSSÍVEL DE PESSOAS E SEJAM MULTIPLICADORES DE CONHECIMENTO, VOCÊ PODE SALVAR UMA VIDA E INCLUSIVE A SUA COM UMA INICIATIVA TÃO SIMPLES.

    “Não importa que eu seja apenas uma professora com uma boa ideia cuja probabilidade de aplicarem a sugestão seja zero, o que importa é que estou fazendo a minha parte!E lembrem-se: BASTA apenas um MOSQUITO AEDES AEGYPTI para derrubar muitos de nós se não fizermos nada. Então não desanimem meus caros colegas, juntos podemos fazer a diferença.”

    Maria Aparecida de Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias