A Polícia Civil, contará com uma delegacia móvel na área do evento, além de quatro delegados, oito escrivães e 62 agentes atuando na Operação Carnatal das 16h às 6h. Além disso, as Delegacias de Plantão da zona Norte e da Zona Sul estarão aberta, concomitantemente, dando suporte às demais ocorrências.
A Delegacia Especializada do Combate ao Narcotráfico (Denarc), Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículo e Cargas (Deprov), Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA) realizarão, diariamente, no local do evento, trabalhos específicos nas suas áreas de atribuição. A Delegacia Especializada em Assistência ao Turista (DEATUR) também dará suporte ao turista no Praia Shopping.
Em relação ao adolescente e a criança vítimas de agressão, o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas de Paiva, informou que haverá, durante os quatro dias de festa, um plantão permanente no Fórum Miguel Seabra Fagundes, para atender as ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar também estará presente no Carnatal com o trabalho de prevenção e combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalar e salvamentos na área do evento. Além dos caminhões, caminhonetes e ambulâncias, o CBM terá um efetivo diário de 20 militares.