Pesquisa sobre reflorestamento no Majuí, em Monte Alegre, é destaque na Cientec 2018

Numa parceria com a UFRN, o projeto de pesquisa Restauração do Funcionamento de Florestas Ripárias implementado no Majuí Condomínio Parque, em Monte Alegre, será exposto até sábado na Cientec, no campus central da UFRN. O stand expõe a pesquisa inédita no Brasil, com parceria internacional e tem chamado a atenção pela relevância do tema por propor quantificar a revegetação da mata ciliar.

Num contexto consciente dos valores do meio ambiente em equilíbrio com a vida, antes mesmo de lançar o empreendimento Majuí Condomínio Parque, a BB Incorporações realiza desde 2015, em parceira com o Laboratório de Ecologia da UFRN. O projeto de pesquisa que pretende restaurar a vegetação às margens de um riacho com 800 metros de comprimento e investigar os efeitos da diversidade de plantas sobre a promoção da qualidade de água, a retenção da taxa de nutrientes no solo e a contenção da erosão do solo.

Segundo José Luiz Attayde, do departamento de Ecologia da UFRN, além de restaurar uma área de preservação permanente (APP) o projeto é uma ótima oportunidade para um grande experimento para testar os efeitos da diversidade de espécies no funcionamento desses ecossistemas ripários que são extremamente importantes para a proteção dos mananciais e dos rios.

A pesquisa também será uma ação compartilhada com os futuros moradores do Majuí Condomínio Parque, onde 6 mil mudas serão implantadas em 67 mil m² de reflorestamento nos primeiros 5 anos. Ao final de 12 anos serão 25 mil mudas. “Estamos inseridos num estudo inédito de reflorestamento de Mata Ciliar focado em aferir a melhoria da revegetação e suas percentagens, interligado com redes mundiais de pesquisa”, pontua Rafael de Baggi, diretor administrativo da BB Incorporações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Senadores fazem pressão contra JBS nos EUA

Um grupo de senadores americanos se uniu para pressionar o governo de Donald Trump a interromper repasses milionários à JBS, empresa comandada pelos irmãos Joesley e Wesley Batista. Eles reclamam

Leia Mais

Lula no pendrive do doleiro?

O doleiro Álvaro Novis movimentou mais de 250 milhões de reais em propinas. Os dados, segundo O Globo, estão armazenados num pendrive que ele entregou

Leia Mais