Ouro Branco (RN): e-mail da Secretária de Saúde vaza dados de exame de paciente com covid-19

Em Ouro Branco (RN), mais um escândalo atinge em cheio a credibilidade da população sobre a gestão da Prefeita Fátima Silva: o vazamento de um e-mail com o resultado de exame sorológico de Covid-19 de um paciente na cidade, desencadeado pela própria Secretaria de Saúde. De acordo com nota assinada pela Secretária Luciana Azevedo, o e-mail foi divulgado por ela num grupo de WhatsApp do que ela chama de “Comitê Municipal” e compartilhado sem autorização. O paciente exposto no e-mail é integrante da gestão municipal, nomeado em comissão pela Prefeita, e teve até mesmo seu telefone divulgado.

O vazamento do e-mail obrigou a Secretária de Saúde, nesta segunda-feira (27), a ir ao programa de rádio alugado pela Prefeitura para explicar a situação. Por sua vez, o Comitê Municipal informado pela Secretária ou é informal ou é secreto, pois não existe nenhum ato oficial criando, nomeando membros ou estabelecendo suas competências. O órgão é composto por oito pessoas anônimas, de acordo com explicações da Secretária. Aparentemente só existe num grupo de WhatsApp, que pode ter sido o vetor do vazamento do e-mail. A Lei Orgânica de Ouro Branco exige a publicação de atos como critério para validade das instituições municipais.

A situação é grave e expõe o descaso da gestão para com a saúde pública durante a pandemia. Até agora nenhuma medida eficaz tem sido tomada para combater a disseminação da doença em Ouro Branco, exceto algumas publicações em redes sociais, e a população é quem tem que se cuidar por conta própria. Há relatos de que mesmo os imigrantes recém chegados na cidade estão sendo ignorados sem acompanhamento, e que mesmo no hospital falta material de limpeza para higienização de ambientes. Recentemente a Prefeita Fátima Silva declarou estado de calamidade pública, mas o decreto não dispõe sobre medidas concretas para o combate à pandemia e aparentemente serve somente para a gestão se isentar de responsabilidades e obrigações burocráticas.

Colocamos uma tarja preta no nome, para não divulgar. Veja:

2 respostas

  1. Deveria ter coberto melhor o nome da paciente ,no meu entender tá fazendo pior que quem enviou os dados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Que país é esse?

Cristiane Brasil. Deputada federal e filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB, foi nomeada ministra do Trabalho. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal

Leia Mais

Basta um cachorro mijar

A RN que liga Acari (RN) – Cruzeta (RN) – São José do Seridó (RN) a Caicó (RN) está completamente intransitável com os buracos tapados

Leia Mais