Por Josenildo Carlos
A história nos ensina que é num acontecimento trágico que um povo, uma sociedade se redime, se supera e melhora após um grande baque. Numa catástrofe natural, como enchentes e terremotos, as pessoas afloram em solidariedade e buscam vencer as dificuldades.
Quando morre um líder, o vazio de sua falta impulsiona as gerações seguintes a seguirem os valores defendidos por ele. E quando um membro respeitável de uma comunidade é calado à força, suas idéias ressoam nas vozes dos que permanecem vivos.
O assassinato de Martin Luther King, por exemplo, acabou sendo um marco decisivo na luta pelos direitos humanos e dos negros nos EUA. A partir dali, o vergonhoso racismo no país berço das liberdades individuais começou a ser enterrado.
Transportando este pensamento para os dias difíceis que os caicoenses ora passam, em face da morte do radialista F. Gomes, mesmo diante da tristeza e indignação é possível regozijarmos com o lado bom que a tragédia acabou por mostrar.
Apesar dos tempos incertos que vivemos, com um olhar de desconfiança sobre a própria sociedade atual, em que, vez por outra beira a desesperança, está sendo reconfortante perceber como a esmagadora maioria do povo caicoense está do lado do bem.
A demonstração de apoio que a população deu a F. Gomes após sua morte é um sinal inequívoco que, em Caicó, o bem é força superior ao mal e que a cidade pode vencer a proliferação de bandidos pé de chinelo e de colarinho branco.
Felizmente, nossa sociedade, imprensa e autoridades estão dando a resposta esperada num momento como este. Temos por dever, justiça e, sobretudo prevalência dos valores que defendemos, ressoar a voz que foi calada.
O momento é de lembrar e ecoar uma célebre fala de Luther King, para que as vozes do bem de agora continuem para sempre. Disse ele: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
4 respostas
Quero aqui parabenizar as mais claras palavras do amigo e jornalista JOSENILDO CARLOS, que hora pronuncia o seu sentimento de tristeza, indignação, vazio que hj passa dentro dos meios do jornalismo norteriograndense, pela pêrca do F Gomes.
o melhor texto escrito sobre a morte de f. gomes até agora. parabéns ao autor do artigo.
Ótimo texto, server de reflexão. A vida é uma caxinha de surpresa, se deus escolheu este destino para F.Gomes ,ele cumpriu a missão dele.
palavras que devem reconfortar todas as pessoas de bem de caicó e do nosso seridó. f. gomes era um exemplo que nao deve ser esquecido e devemos ecoar a voz dele.