Com recursos no valor de R$ 2,5 milhões, o Governo do Estado retomou as obras da Biblioteca Câmara Cascudo, referência na difusão de conhecimento e cultura, e uma das maiores do estado. Com recursos do Programa Governo do Cidadão e do Ministério da Cultura (Minc), através da Fundação José Augusto, o Estado irá modernizar o espaço com implantação de novas tecnologias. A previsão é que o equipamento seja reaberto ao público ainda este ano, após cinco anos de paralisação de suas atividades.
Um sistema informatizado com 20 estações de pesquisa será instalado no primeiro pavimento da biblioteca que contemplará três salas de vídeo com ilha de edição, salas de estudo, além de uma lanchonete para atender ao público visitante. Também haverá um auditório no terceiro andar com capacidade para 60 pessoas.
As obras contemplam serviços de cobertura, instalação hidráulica, elétrica, climatização, combate a incêndio, elevadores, plataformas e acessibilidade, pisos e revestimentos, esquadrias de alumínio, grades de proteção e sistema de segurança. Uma equipe de técnicos bibliotecários trabalha na manutenção e higienização do acervo de mais de cem mil títulos.