Wilma de Faria propõe que encontro de países emergente seja no Rio Grande do Norte

wilma de faria toda chiqueA governadora Wilma de Faria propôs hoje à tarde ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a realização em Natal, da próxima reunião do BRIC- grupo dos quatro países emergentes – Brasil, Rússia, Índia e China.

A previsão é de que o encontro aconteça em 2010. A prefeita Micarla de Souza chegou ao final, já que cumpria outros compromissos administrativos.

Na audiência, que contou com a presença do vice-governador Iberê Ferreira, Wilma destacou a infra-estrutura hoteleira e o potencial turístico da capital potiguar, pontos principais para credenciá-la a sediar um evento de cúpula.

O ministro mostrou receptividade e informou que a data ainda não foi definida, porque falta confirmação da China e da Índia. 

O bloco BRIC foi idealizado pelo economista Jim O ‘ Neill, chefe de pesquisa global do grupo financeiro Goldman Sachs. Ele produziu o relatório  Bulding Belter Global Economic Brics, apontando os quatro principais emergentes do mundo.

Usando as últimas projeções demográficas e modelos de acumulação de capital e aumento de produtividade, o Goldman Sachs mapeou as economias dos países BRICs até 2050.

A conclusão do relatório é que esse grupo de países pode tornar-se a maior força na economia mundial, superando as economias dos países do G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido,França e Itália) em termos de valor do PIB (em dólares americanos). Além da importância econômica, os BRICs tenderiam a aumentar sua influência política e militar sobre o resto do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias