Penso, logo existo...

Violeiro Chico Mota morre aos 86 anos em Caicó

O blog recebe com extremo pesar a notícia da morte do poeta repentista Chico Mota. Ele é fundador do programa Violeiros do Seridó, o qual apresentava desde a fundação da Rádio Rural AM há 48 anos. O violeiro estava com 86 anos. Ele cometeu suicídio em sua própria residência, situada na rua José Eustáquio, bairro Paraíba em Caicó. Segundo a família, Chico Mota foi encontrado pendurado por uma corda em seu quarto. Embora estivesse apresentando um quadro depressivo, não se imaginava que ele pudesse tirar a própria vida. Em julho de 2007, Mota foi agraciado com a Comenda de Honra ao Mérito Vila do Príncipe, concedida pela Câmara de Caicó. Atualizado às 12h15 para acréscimo de informações

Robson Pires

Brasileiro Radialista e Jornalista!

Comentários (12)

  • Juninho Monteiro

    Com Certeza é uma perda irreparável, para o Mundo Da poesia, mais fica a certeza e a felicidade de Ter tido a oportunidade, de conviver com esse ilustre poeta, descanse em paz grande amigo..

  • Galvão Freire

    Robson,

    Quero externar meus pêsames aos familiares desse grande poeta Chico Mota. Com ele morre um pedaço da poesia do sertão!
    Seu Chico era um homem inteligente e muito interessante. Suas conversas tinham sempre um caráter educativo e de algo novo para seu interlocutor. Seu jeito nos levava a crer que celebraríamos seus 100 anos.
    Ficamos tristes pela sua partida!

  • Meu caro Robson,

    Recebi, aqui em Natal, estarrecido essa notícia…nem tenho o que escrever!

    Muito força amigo Djalma Mota, haja vista que a vontade de Deus é Boa, Perfeita e Agradável!

  • MEU DEUS…EU ESTIVE ONTEM AÍ EM CAICÓ COM MEUS ALUNOS ASSITINDO A UMA CANTORIA DE VIOLA NA RÁDIO RURAL…NOSSOS SINCEROS VOTOS DE PESAR A DJALMA MOTA, A TODA A FAMÍLIA, A RÁDIO RURAL E A TODA A REGIÃO DO SERIDÓ QUE PERDE UM GRANDE EXPOENTE CULTURAL…

  • Primeiro Vovó Adália e depois Chico Mota!!! Que dia triste, meu Deus, para Caicó!!! Que neste dia que a Igreja celebra a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os mesmos o acompanhem em estado de graça para a morada do Pai!

  • Francisco Brito

    Fico muito triste com esta notícia! Estive com o mesmo nas comemorações pelo aniversário da Rural, tomamos café da manhã juntos e participamos das descontraídas brincadeiras de Monsenhor Tércio contanto a respeito de sua contratação, ha época. Meus pêsames aos familiares, especialmente o amigo Djalma e minha colega Fátima, que Deus o receba em seu convívio e lhes concedas as melhores graças.

  • "Coronel Pinto"

    Que Deus tenha misericórdia da alma dele. Não tinha contato com ele, mas em duas ou três vezes que fui a sua residência fazer compras a esposa dele, o mesmo me recebeu com muita simpatia e me parecia uma ótima pessoa de bom coração.

  • É com grande pesar que recebo a notícia da morte do maior VIOLEIRO DO SERIDÓ – CHICO MOTA. Que Deus tenha misericórdia do espírito desse Grande Poeta. Registro aqui os Pêsames de toda Família Brito – ele era muito Amigo do meu pai: José Augusto de Brito – à Família Mota que hoje está enlutada. E, em homenagem àquele que tanto admirei em suas cantorias, permita-me Xerife deixar a seguinte mensagem:

    Chico Mota, o Poeta
    Partiu sem nos avisar
    Surpreendendo a todos
    Com um gesto singular
    Provocou a própria morte
    Merecia melhor sorte
    Só Deus vai saber julgar.

    Um solidário e fraterno abraço a todos da Família Mota.

    José Alberto Brito
    Brasília-DF

  • Compartilho com a família Mota a sua dor e o sentimento profundo de sua perda. A família caicoense está enlutada pela partida do grande poeta Chico Mota. Nossa cultura fica mais frágil com a sua ausência. Um abraço de solidariedade à família enlutada.
    Jonny Costa e família

  • Vai ser difícil ouvir o programa dos VIOLEIROS, pela Rural, a partir de agora… Seu Chico Mota, algumas vezes, sozinho, fazia o programa, e nos deixava boquiabertos com tamanha desenvoltura. A Cultura Nordestina está de luto. Aos familiares e Funcionários da Rádio Rural, o nosso mais profundo sentimento.

  • Jumara Giusti

    junho 7, 2011 at 5:53 am
    Final de semana dramático. Vovó Adália se foi no sábado e Francisco…ou melhor, Chico Mota como era conhecido, no domingo. Quanta tristeza para Caicó. Quantas lágrimas de familiares e amigos queridos. Que eles estejam em PAZ. Nos braços do PAI e de Nossa Senhora.

    Como internauta/ouvinte, fica aqui meus sentimentos e minha saudade de ouvi-lo logo pela manhã. Um abraço especial para Djalma Mota e todos da Rádio Rural.

  • George Hebert

    Sou neto de Vó Adália e digo com absoluta certeza:
    Não só Caicó, nem apenas o seridó, mas a humanidade
    fica mais tiste e mais pobre em cristandade em terra,
    mas fica bem mais fortalecida em espiritualidade, em
    proteção Divina e, sobre tudo, em exemplo de fé e
    esperança.

    Que vó seja lembrada sempre pela sua alegria e vontade de viver em comunhão e fraternidade sob as bençãos do Pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *