Sofrer bullying de irmãos aumenta em 3 vezes risco de distúrbios psicóticos

Muitos estudos avaliam as consequências do bullying que acontece nas escolas e na internet. Mas, pela primeira vez, um grupo de pesquisadores se dedicou a analisar o que acontece quando o bullying vem de dentro de casa. E a notícia é triste: quem sofre bullying de um irmão ou irmã tem três vezes mais chance de desenvolver um distúrbio com sintomas psicóticos, como a esquizofrenia, no início da vida adulta.

A pesquisa, feita na Universidade de Warwick, na Inglaterra, avaliou 3.600 crianças, dos 12 aos 18 anos de idade. No início da pesquisa, elas respondiam a um questionário enorme sobre bullying. Com base nas respostas, elas foram divididas em três grupos: as que faziam bullying com seus irmãos, as que sofriam bullying de seus irmãos e as que se alternavam (faziam e sofriam bullying).

Seis anos depois, ao fim da pesquisa, poucas crianças tinham desenvolvido distúrbios psicológicos: só 55. Mas o surgimento dos sintomas estava estatisticamente associado à frequência com que essas crianças experimentavam bullying em casa. Pelos cálculos dos pesquisadores, quanto mais frequentes esses episódios, maior a chance de, aos 18 anos, os sintomas aparecerem.

Vale lembrar que correlação não é causa. Mas, para os autores da pesquisa, os resultado indicam que a experiência com bullying em casa durante a infância pode ser um forte gatilho para uma série de doenças mentais na vida adulta, especialmente para as crianças já com predisposição genética para esse tipo de distúrbio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias