06/ago/2020

Só faltou o caso das ambulâncias no RN


Por Robson Pires, em

A pandemia do novo coronavírus não trouxe somente uma crise sanitária e financeira ao país. A necessidade do imediato ajuste das unidades de saúde para adaptação ao tratamento da Covid-19 resultou no remanejamento de bilhões de reais dos cofres da União para estados e municípios. Governadores e prefeitos rapidamente solicitaram equipamentos hospitalares, sendo realizado um grande número de compras de aparelhos respiratórios — essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave — sem licitação.

No total, foram realizadas 25 operações contra organizações criminosas que se aproveitaram da verba destinada à saúde para desviar recursos públicos. Se somados os rombos de cada região, o “Covidão”, como ficou popularmente conhecido o desvio de recursos na pandemia, deu um prejuízo de R$ 260 milhões aos cofres da União.

Após a primeira, que ocorreu no dia 29 de abril, no Amapá, foram 98 dias de operações deflagradas em 11 estados brasileiros. Isso significa que a Polícia Federal rompeu uma quadrilha a cada 3,9 dias, desde que começaram as buscas.

Ambulâncias no RN

Durante a sessão remota da Assembleia Legislativa  o deputado estadual Gustavo Carvalho questionou sobre os ofícios encaminhados por ele ao Ministério Público (MP) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), denunciando uma dispensa de licitação do Governo do Estado denunciada por este blogue do Xerife para a contratação de seis ambulâncias, ao valor de R$ 8,5 milhões.

Gustavo disse que segue sem nenhuma informação. “Não obtive retorno ainda se esse contrato já vem sendo devidamente apurado. O que recebi foi uma cópia do contrato, remetido pela Secretaria de Saúde, sobre o qual iremos nos debruçar para apurar, aqui na Casa, em uma provável Comissão Parlamentar de Inquérito”, relatou.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

setembro 2020
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930