Setembro Cidadão: Legislativo presta homenagens aos destaques do RN

Pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, o projeto Setembro Cidadão recebeu homenagem da Assembleia Legislativa e junto com ele, o Legislativo também prestou homenagem a personalidades que se destacaram na área. O projeto foi idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira há seis anos. A solenidade que lotou o plenário e galerias da Casa aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) e cada parlamentar indicou um nome que se destacou por ações de cidadania.

“A cidadania é uma condição que nos permite participar como iguais da discussão política e uma reivindicação de que todos participem do que Thomas Marshall chamou de herança comum da sociedade e da discussão sobre os valores que a sustentam. Hoje homenageamos exemplos de indivíduos prontos e dispostos a cumprir com sua parte. Encontramos pessoas trabalhando em prol de objetivos comuns, pessoas dispostas a sacrificar os próprios interesses, pelo bem dos demais”, afirmou o deputado e presidente do Legislativo do RN, Ezequiel Ferreira (PSDB), que escolheu como homenageada a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

O Setembro Cidadão faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC. Já o mês de setembro foi escolhido por ser marco de celebrações de várias datas em torno do tema. Os dias 6, 7, 8 e 10 de setembro, por exemplo, são respectivamente: Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional; Dia Nacional da Alfabetização e Dia da Educação Cidadã e o mês Setembro Cidadão no Rio Grande do Norte.

Falando em nome dos homenageados, a desembargadora Zeneide Bezerra afirmou que a homenagem tem para todos um enorme significado: “Todos nós que estamos aqui, representados pelos nossos deputados, cuja Casa, pelo respeito que impõe, traz a cada um de nós um pouco de todos os potiguares, através de seus legítimos representantes que aqui chegaram pelos valores absolutos, do voto secreto e universal”, afirmou. Também fez um apelo aos presentes para que tenham sempre em mente a lembrança de pessoas que podem estar precisando receber alguma atitude. “Que todo o tempo possamos fazer pelo nosso Rio Grande do Norte, pelo nosso Brasil, com nossas ações, ideias e fazeres”, afirmou Zeneide.

O juiz Jarbas Bezerra iniciou seu discurso citando o educador Paulo Freire: “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”. Destacou que o projeto não é do governo, mas do Estado e agradeceu o apoio que o Setembro Cidadão sempre recebeu ao longo dos anos, principalmente nesta edição: “Aproveitamos esta tribuna para prestarmos conta e dizer que de os anos, esse tem sido o de maior participação por parte das escolas, da população e dos órgãos públicos e privados”, agradeceu. Jarbas Bezerra também enalteceu os homenageados: “Merecem toda nossa reverencia pelo seu valoroso trabalho”, finalizou.

Homenageados Sessão Solene Setembro Cidadão
Andréa Cristina Costa Dias de Viveiros
Sérgio Mário Teixeira
Maria Zeneide Bezerra
José Álvares Vieira
Robson Vasconcelos Carvalho
Getúlio Marques Ferreira
Francisco Cícero Miranda
Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros (in memorian)
Rilder Flávio de Paiva Campos
Irmã Márcia Belarmino dos Santos
Jarbas Miguel Fernandes Mariano
Thiago Carlos Gonçalves Rêgo
Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Priscila Bezerril Costa
Flaubert Sena de Medeiros
Cornélio Alves de Azevedo Neto
Eguiberto Lira do Vale
Alessandru Emmanuel Pinheiro e Alves
Manoel Lopes da Silva
Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Marcos Lael de Oliveira Alexandre
Maria do Socorro da Silva Batista
Magnólia Margarida dos Santos Morais
Glauciane Pinheiro Andrade
Fernando Fernandes de Oliveira
Suerda Maria Ribeiro Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias