Sessão Solene na Assembleia abre festejos juninos no RN

O som da sanfona, do triângulo e da zabumba embalou a Sessão Solene na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (31), que pela primeira vez, abriu oficialmente os festejos juninos no Rio Grande do Norte. Decoração característica da época, muito quadriculado, figurinos matutos e estilizados e apresentações culturais invadiram o plenário para o evento, proposto pela deputada Eudiane Macedo (PTC).

“Cultura é educação, é saúde e é segurança. As quadrilhas juninas são um produto cultural. Os grupos juninos revelam talentos, são espaço de inclusão, não discriminam classe social, cor, raça e nem orientação sexual”, disse a deputada, que também faz parte do movimento junino.

Além de marcar a abertura dos festejos, a Sessão Solene também homenageou quadrilheiros e grupos apoiadores do movimento junino do Rio Grande do Norte. O Arraial Encanta Natal, Arraial nas Estrelas, Arraiá 100% Ferroviário, Arraiá do Arizão, Portal de Notícias Meu Mundo Junino, Mossoró Cidade Junina, Maria da Conceição do Nascimento, Antônio Nápoles, Nathalia Marques da Silva, Melyssa Almeida, Sandra Rodrigues Barbosa, Patrícia Alziely, Francisca dos Estevam dos Santos foram reconhecidos no evento.

Francisca dos Estevam Santos falou em nome dos homenageados. Quadrilheira desde 1992, é presidente da Junina Sensação, quadrilha de Fernando Pedroza. “São momentos como esse, de reconhecimento, que nós temos a certeza que estamos no caminho certo, mesmo diante das dificuldades”, disse.

O deputado Hermano Morais (MDB), o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, a prefeita do município de Fernanda Pedroza, Sandra Jaqueline, e outras autoridades estiveram presentes na sessão, que ainda contou com a participação da Capitã Célia com uma intervenção artística sobre a “História de Maria Deia – O Cangaço Sob a Perspectiva de Uma Mulher”. O forró pé de serra que embalou a sessão do início ao fim foi tocado pelo Grupo Regional de Forró.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias