01/nov/2019

Sesap-RN quer sensibilizar os homens para os cuidados com a saúde


Por Robson Pires, em

Novembro se tornou o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, e a partir de uma campanha para discutir a temática do câncer de próstata e sua prevenção, surgiu o “Novembro Azul”.

Durante o mês, diversas ações e atividades relacionadas ao tema são desenvolvidas no Brasil e internacionalmente e incluem a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas (diabetes, hipertensão), prevenção e promoção na perspectiva do cuidado integral.

No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), através da Área Técnica de Saúde do Homem, vem trabalhando essa temática junto aos municípios, buscando enfatizar o acesso e o acolhimento com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral da Rede SUS.

Entre as ações estão o estímulo ao pré-natal do parceiro em todos os serviços da localidade como estratégia de captação do homem para ações de sua saúde, capacitação de profissionais da Atenção Primária sobre os Guias: PréNatal do Parceiro para profissionais de saúde e Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de sensibilização dos profissionais de saúde e da população em geral para a realização de cursos ofertados gratuitamente pelo Ministério da Saúde (MS).

“A área técnica de Saúde do Homem no Estado tem desenvolvido ações em conjunto com diversos setores da Sesap com o propósito de atingir tais objetivos relacionados à integralidade do cuidado”, explica a técnica da Saúde do Homem, Jaira Perez.

A Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS) propõe como tema das ações: “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”. E como slogan sugere: “Homens: Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos, sejam protagonistas da sua saúde! Mantenham hábitos saudáveis de vida e procurem uma Unidade de Saúde mais perto de vocês”.

O MS recomenda o planejamento de ações e organização dos serviços de saúde com relação ao homem ao longo de todos os meses do ano, e não apenas no mês de novembro, na perspectiva voltada à saúde integral do homem, ampliando o foco para além do câncer de próstata.

Dessa forma, orientações para a manutenção de alimentação saudável, evitando o fumo e consumo de bebidas alcoólicas, além da prática regular de atividades físicas são reforçadas junto a essa parcela da população.

São atos simples que promovem o bem-estar e ajudam a manter mente e corpo em perfeito funcionamento, prevenindo doenças. A ideia, desde o início, é promover uma mudança no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e a cuidarem da saúde constantemente.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Quinta, 14 de Novembro de 2019


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930