11/maio/2020

Secretário de Saúde diz que projeções de mortes no RN salvaram vidas


Por Robson Pires, em

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte voltou a se reunir nesta segunda-feira (11), em mais um encontro por webconferência com o secretário estadual de Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia. O auxiliar da governadora Fátima Bezerra (PT) apresentou um levantamento das ações realizadas até agora pelo Executivo, disse que o hospital de campanha ainda pode ser necessário e defendeu a credibilidade das projeções apresentadas alertando para a possibilidade de mortes causadas pela Covid-19 neste mês no RN.

“Está sendo feito um uso distorcido de uma projeção. Assim como tem previsão do tempo, que nem sempre se confirma. Foram projetados números em cenários diferentes, dependendo do comportamento da população para mostrar possíveis surtos a sociedade. Era uma projeção. Felizmente boa parte da população aderiu ao nosso pleito pelo isolamento. Estamos tendo relativo sucesso, deveríamos comemorar e não condenar quem tem agido com responsabilidade. A gente deveria era pensar que bom que alertamos e contribuímos para evitar mortes. Não usando o debate para fazer política partidária, isso não contribui com o enfrentamento a pandemia”, disse Cipriano Maia.

A projeção questionada e defendida por Cipriano foi divulgada pela Sesap no início de abril. No estudo, a previsão era de se chegar ao dia 15 de maio com mais de 11 mil mortes no RN, com uma estimativa de isolamento social de aproximadamente 42% da população. Nesta segunda-feira (11), o RN passou a somar 90 óbitos pelo coronavírus. O secretário revelou que estudos semelhantes são feitos em diversas cidades do planeta. “O que apresentamos aqui foi aplicado no mundo todo. Não houve irresponsabilidade, nem erro. Foram cenários que felizmente não se realizaram. Mostramos que dependia de nós, por isso Governo tomou iniciativa para adotar medidas de proteção. Felizmente, tivemos sucesso”, completou.


5 Comentários

  1. Bolsonaro RN disse:

    Esse irresponsável disse que ia morrer 11 mil pessoas no RN num intervalo de 30 dias ainda não chegamos a mil, esse irresponsável era pra ser processado por causar pânico a população.

  2. Maria Rita Junqueira disse:

    Xerife, muita gente está pagando por aqueles que não fazem isolamento. Muita gente que poderia fazer isolamento não está cumprindo.

  3. Magno de Serrinha disse:

    Hoje em Natal acabaram os leitos de UTI e já tem fila de espera.
    O colapso começou!
    Por favor, quem puder fique em casa!

  4. Conceição Tributino disse:

    Nesse momento de pandemia, no Brasil fica evidente os problemas de Educação e a falta de consciência das pessoas. As pessoas morrendo e muita gente se aglomerando e nas ruas sem necessidade!

  5. Edna carne de sol disse:

    HOJE, com o esgotamento dos leitos de UTI em Natal e já com fila de espera, a saúde do RN entrou em colapso!
    QUE TRISTEZA!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Segunda, 01 de Junho de 2020


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

junho 2020
D S T Q Q S S
« maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930