Secretário da Semarh participa de audiência pública sobre Boqueirão de Parelhas

O Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, participou, na manhã de hoje (17), de uma Audiência Pública para discutir a situação da estrutura física da barragem Boqueirão de Parelhas. O evento proposto pelo vereador Wellington Araújo aconteceu na Câmara Municipal da cidade.

Estavam presentes o prefeito Alexandre Carlo, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), Caern, Igarn, Comitê de Bacia do Rio Piancó/Piranhas-Açu e vereadores de Parelhas/RN e Carnaúba dos Dantas/RN.

O coordenador de Fiscalização de Segurança de Barragens da ANA, Josimar Alves, apresentou o resultado da última inspeção no reservatório que aponta uma situação razoável de segurança, necessitando de alguns ajustes na parte hidromecânica.

“A Semarh tem enviado constantemente os relatórios de vistoria. O defeito identificado nas válvulas é uma situação nova” disse Josimar.

O titular da Semarh ressalta que o Estado já está discutindo a elaboração de um termo de referência para alguma interferência futura. De acordo com ele, na próxima semana, uma equipe técnica vai avaliar situação de operação das comportas e, a partir daí, será elaborado um orçamento para sua recuperação, caso necessário.

“Por orientação do Governador Robinson Faria estamos muitos atentos às condições de segurança dos reservatórios do RN. Junto com o Igarn e com apoio da ANA, estamos constantemente acompanhando à situação física e volumétrica dos empreendimentos”, frisa Mairton.

O Governo do RN, através do Governo Cidadão, publicou recentemente edital para contratação dos serviços de recuperação de 6 barragens potiguares. Além disso, a Semarh já elaborou outros seis projetos de manutenção e recuperação, sendo um destes o de Boqueirão de Parelhas, no valor de R$ 725 mil.

Outro encaminhamento da plenária foi a marcação de uma reunião entre a Semarh e representantes das prefeituras de Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó para levantamentos de informações e planejamento de uma ação conjunta para limpeza dos taludes da barragem. O encontro acontecerá na próxima sexta (25), no auditório da Semarh.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias