09/dez/2010

Saúde em alerta na cidade de Currais Novos com casos de meningite


Por Robson Pires, em

Circula uma informação extra-oficial de que a área de saúde em Currais Novos anda em estado de alerta. Consta que pelo menos cinco casos de meningite foram confirmados no município, vários casos suspeitos e um óbito. Se for verdade, o caso é sério. A cidade corre risco de surto.

Sobre Meningite

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria. Ela, causada pela Neisseria meningitidis, pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez.

A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção atinge a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele – são de início semelhante a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue – são alguns dos seus sintomas.

A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Para a confirmação diagnóstica das meningites, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano, para identificar se há ou não algum patógeno e, se sim, identificá-lo. Em caso de meningite viral, o tratamento é o mesmo feito para as viroses em geral; caso seja meningite bacteriana, o uso de antibióticos específicos para a espécie, administrados via endovenosa, será imprescindível.

É tudo verdade. Esse é o grande perigo que Currais Novos esta correndo. vacinação urgente. É a única saída, manda contar um leitor do blog.


4 Comentários

  1. Jordão Dantas disse:

    QUanto ao óbito é verdade, conheço o pai do menino falecido, o mesmo tinha apenas 4 anos. Já a questão dos outros casos não posso afirmar.

  2. fabia disse:

    Onde a fumaça a Fogo! O surto existe e é grande, a situação requer cuidados emergencial, se não a situação pode ficar Devassadora.

  3. Amanda disse:

    Atenção senhor secretario de saúde Gomes Temporão procura logo doses de vacina para fazer uma vacinação em massa na populção de nossa cidade as crainças e os idos são as maiores vitimas, alias todos estamos expostos a essa doença que é invisivel e mata ricos e pobres.

  4. Wilson disse:

    Há alguns momentos que na vida as pessoas são igualadas, tanto faz rico ou pobre, talvez assim por causa dos ricos salva-se os pobres.

Deixe o seu comentário!


Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00

Segunda, 22 de Outubro de 2018


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!



No Twitter



Calendário

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031