Saiba como o Facebook usa o número do seu telefone

Ao acessar o Facebook de um dispositivo diferente do habitual, a rede social pede um número de telefone para que a sua segurança seja garantida. No entanto, essa informação também é utilizada para fins não relacionados à proteção dos usuários.

A “BBC” explica que o número do seu telefone também pode ser utilizado para te localizar no Facebook. Tanto que na seção de configurações da rede social consta a pergunta: “Quem pode procurar você usando o número de telefone fornecido?”. As opções são: “Todos (configuração padrão)”; “Amigos de amigos” e “Amigos”. Ou seja, não são apresentadas as alternativas “Somente eu” ou “Ninguém”, como a rede social disponibiliza para outras questões.

Para alterar a configuração para “Amigos”, que é a opção com mais privacidade, o usuário deve acessar:

– Pelo celular: Configurações e Privacidade > Configurações > Configurações de Privacidade

– Pelo computador: Configurações > Privacidade

O próprio Facebook explica em sua página de ajuda por que pede que os seus usuários adicionem o número do celular à conta e apresenta alguns benefícios: ajuda a manter sua conta segura; ajuda você a se conectar com seus amigos e familiares com mais facilidade no Facebook; simplifica a recuperação de acesso à conta caso você não consiga efetuar login.

Além disso, a rede social garante que “o número só será adicionado à sua conta se você optar por adicioná-lo e confirmá-lo” e que “você pode controlar quem vê o seu número de telefone”. Veja o procedimento:

– Pelo celular: Configurações e privacidade > Configuração > Informações Pessoais > Número de Telefone

– Pelo computador: Configurações > Acessar suas informações > Informações do Perfil > Suas informações de Contato > Telefones celulares

Contudo, embora seja possível ocultar o número do telefone, os usuários ainda podem ser localizados no Facebook por meio dele. Zack Whittaker, editor de segurança do site de notícias de tecnologia “TechCrunch”, afirma não ter como esconder completamente esse dado da rede social e que isso preocupa vários especialistas em segurança.

Na página de Política de Dados do Facebook, a empresa também afirma usar números de telefone celular e recursos do dispositivo para fazer anúncios personalizados e, assim, “proporcionar uma experiência mais personalizada e uniforme”.

Remover o telefone

Se preferir remover o seu telefone cadastrado no Facebook, siga o passo a passo abaixo:

– Pelo celular: Configurações e privacidade > Configuração > Informações Pessoais > Número de Telefone. Clique em “remover”

– Pelo computador: Configurações > Acessar suas informações > Informações do Perfil > Suas informações de Contato > Telefones celulares. Clique em “editar” e, em seguida, em “remover”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias