RN passa a ter 9 casos de Codiv-19: Natal, Parnamirim e agora em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e as Secretarias Municipais de Saúde de Natal, Parnamirim e Mossoró, na noite deste sábado (21/03), vêm a público informar que exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do RN constatam três casos do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte. Com as novas confirmações, o Estado passa a ter nove casos.

A confirmação do município de Parnamirim trata de paciente com 28 anos, do sexo feminino, e histórico de contato com caso confirmado de Covid-19 residente na cidade de Natal. Ela passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.

Outro caso confirmado por Covid-19 é do município de Natal de 41 anos, do sexo feminino, com histórico de contato com caso confirmado de pessoa residente na cidade de Recife. Ela também passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.

O último caso confirmado na noite deste sábado (21) por Covid-19 é de um residente de Mossoró – o primeiro confirmado neste município. Trata-se de paciente com 55 anos, do sexo masculino, com histórico de contato com caso suspeito de Covid-19.

Ele passa bem e está seguindo as recomendações de isolamento preconizadas no seu município de residência.

Destacamos que desde a notificação, todas as medidas de controle e prevenção da doença vêm sendo tomadas pelas Secretarias de Estado e Secretarias Municipais de Saúde de Natal, Parnamirim e Mossoró.

Importante destacar que com as confirmações dos três casos acima relatados, evidencia-se transmissão local no RN. Ou seja, quando ocorre caso autóctone com vínculo epidemiológico a um caso confirmado identificado.

Na última sexta-feira (20) o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 454/GMMS, declarou em todo o território nacional o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19), ou seja, segundo as orientações do Ministério da Saúde, o recomendado seria a partir deste momento apenas realizar os exames (coleta de amostras) em pacientes graves hospitalizados, adotando-se estratégias de mitigação da propagação do vírus.

Contudo, após reunião de análise técnica realizada na tarde deste sábado (21), e diante da comprovação de transmissão local apenas em três municípios do RN, a Sesap esclarece que no território do RN permanecerão sendo coletadas as amostras dos pacientes que se enquadrarem na definição de caso suspeito conforme

NOTA TÉCNICA Nº 7/2020/SESAP – SUVIGE/SESAP – CPS/SESAP – SECRETARIO (anexo), além das amostras dos pacientes graves hospitalizados com sintomas de Síndrome

Respiratória Aguda Grave, visto que ainda se faz necessária a melhor definição do perfil epidemiológico no RN.

As Secretarias reforçam a necessidade da população manter as medidas de higiene que protegem não só para a covid-19, mas para diversos vírus de transmissão respiratória que circulam em nosso território. Os potiguares também devem ficar atentos às informações oficiais, evitando propagar fake news, e principalmente seguindo as recomendações de medidas preventivas decretadas pelo Governo do

Estado do Rio Grande do Norte, destacadas especialmente no Decreto nº 29.541, de 20 de março de 2020, e pelo Governo Federal

Por fim, a Sesap-RN e as SMS Natal, Parnamirim e Mossoró reafirmam que seguem, junto aos abnegados profissionais de Saúde do RN, num esforço concentrado para garantir as informações necessárias para a prevenção e para o atendimento necessários ao combate da doença. Este não é um momento para pânico.

O Governo do RN está intensificando a articulação com os municípios para operacionalizar o plano de contingência que prevê a ampliação das ações assistenciais, de vigilância e de educação em saúde. Lembre-se: se puder, fique em casa.

Natal, 21 de março de 2020.

Cipriano Maia de Vasconcelos

Secretário de Estado da Saúde Pública do RN

George Antunes de Oliveira

Secretário Municipal de Saúde do Natal

Maria da Saudade Azevedo

Secretário Municipal de Saúde de Mossoró

Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira

Secretária Municipal de Saúde de Parnamirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias