Rafael Motta e bancada federal se reúnem com governador

A atual situação econômica e financeira do Rio Grande do Norte foi apresentada aos integrantes da bancada federal – deputados e senadores – no Congresso Nacional durante reunião com o governador do RN, Robinson Faria, e secretários de Estado nesta quinta-feira (4), na Governadoria, em Natal.

O deputado federal Rafael Motta participou do encontro e acompanhou as explanações feitas pelos secretários Gustavo Nogueira (Planejamento e Finanças), Vagner Araújo (Gestão de Projetos e Trabalho, Habitação e Assistência Social); e Cristiano Feitosa (Administração e Recursos Humanos).

Durante a reunião, os auxiliares do primeiro escalão do Executivo estadual apresentaram a situação econômica do RN onde apontaram o déficit da previdência social como um dos principais fatores para a dificuldade em cumprir o calendário de pagamentos.

De acordo com o que foi informado, as receitas gerais do Estado este ano –  dados que consideram os recursos próprios e os oriundos do Governo Federal – estão 5,5% menores que em 2014. Já as receitas próprias caíram 1,87%. Por outro lado, a folha de pessoal cresceu 23,35% de janeiro de 2015 até os dias atuais. Outro dado que impressiona é o da folha de inativos, que teve um crescimento de 78,6%, enquanto a folha de ativos diminuiu 6,75% no mesmo período.

Ainda no encontro, os parlamentares tiveram informação que o Executivo aporta R$ 132 milhões do Tesouro Estadual para pagar salário de inativos, complementando o valor pago pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). Para o Governo, este é o principal motivo da crise enfrentada pelo estado do estado.
“Sabemos que a essa crise financeira não é de agora, mas de uma situação de que acúmulo de benesses dadas ao longo de anos e que culminou neste governo. Nosso papel da bancada é manter união e coesão no que diz respeito, principalmente, a essa ajuda do Governo Federal”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias

Marketing desnecessário

A atriz Regina Duarte, tucana se juntou na manhã deste sábado,07, com o prefeito de São Paulo, também tucano João Doria (PSDB), e foram varrer

Leia Mais