Prefeitura de Natal abre nesta sexta (15) mais um espaço para pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com a ONG Bom Samaritano e a Sociedade Espírita da Cultura e Assistência (Seca), disponibilizou mais um espaço de isolamento social para jovens, adultos e famílias em situação de rua. O espaço será aberto nesta sexta-feira (15) e funcionará no Centro Espírita Albergue Noturno, situado no bairro de Petropólis, que será reaberto tendo capacidade para 60 leitos.

A unidade de acolhimento se soma aos outros abrigos já existentes no Município e que funcionam na Escola Municipal Santos Reis, no Centro de Convivência Santos Reis, na Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade Esperança, e o Albergue Municipal, localizado na Rua Princesa Isabel, Centro, com capacidade total para acolher 143 pessoas em situação de rua.

Nos locais, os usuários contam com alimentação, banheiros, lavanderias, fornecimento de álcool gel, máscaras faciais de proteção descartáveis e material informativo sobre a Covid-19, além de material de higiene pessoal para os usuários que não aceitarem permanecer nos abrigos; realização de palestras educativas que contemplem orientações com os cuidados necessários para prevenção do Coronavírus, além da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Consultório de Rua, com consultas médicas, odontológicas, medicações e vacinas, (inclusive, todas as pessoas acolhidas nos abrigos já foram vacinados contra a influenza) e atividades físicas e esportivas, com professores de educação física, duas horas por dia, por meio da parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL).

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), administrado pela Semtas, e que está funcionando na sede do Albergue Municipal, realiza um atendimento voltado para a população de rua que não quer ficar nos abrigos da Prefeitura, mas que precisam de acolhimento.

Para atender essa demanda, foi criado um novo espaço no prédio com toda estrutura de informática, computadores para os moradores de ruas terem acesso aos seus documentos e se cadastrarem no aplicativo do auxílio emergencial da Caixa Econômica, do Governo Federal, além de banheiros (para banhos), e alimentação. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

“O prefeito Álvaro Dias está planejando cada vez mais ações de prevenção e combate ao Coronavírus, ampliando e reforçando as ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. Com muito trabalho, compromisso e dedicação, vamos seguir em frente, firmes e fortes para vencer essa batalha”, ressalta a secretária da Semtas, Andréa Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias

O risco Trump para o Brasil

A economia brasileira deve piorar com Donald Trump. Armínio Fraga disse ao Estadão: “Há um certo exercício de futurologia nisso, mas, se ele for adiante

Leia Mais