31/jan/2019

Prefeito Álvaro Dias participa de reunião com governo do estado sobre encaminhamentos para a saúde


Por Robson Pires, em

O prefeito Álvaro Dias, ao lado do secretário Municipal de Saúde, George Antunes, participou no fim da tarde desta quarta-feira (30) de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra e a prefeita de Mossoró, Rosalba Cialine, na qual se discutiu a proposta de um consórcio interfederativo para resolver os problemas da saúde pública. Em duas frentes, a ação tem foco em um plano emergencial para drenar as filas de procedimentos nos hospitais, e um plano de reestruturação a longo prazo do atendimento de alta complexidade.

O pacto político entre o governo do estado e os municípios polo das duas maiores macrorregiões do estado, como Natal e Mossoró, é voltado para equacionar os problemas da crise assistencial, pensando medidas para diminuir tempo de espera dos procedimentos, sejam eles atendimento cirúrgico ou exames de alta complexidade, e também racionalizar os recursos existentes, próprios ou de contratualização, buscando melhores resultados. A participação da bancada federal nesse entendimento também foi citada no intuito de se unir ao governo e municípios, pela defesa do aumento do teto financeiro das ações de saúde no estado. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado – Cosems, também deverá participar desta discussão.

“Uma iniciativa muito louvável do governo do estado e principalmente do secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, que está com a ideia de fortalecer os hospitais regionais e é uma grande saída para desafogar a capital, para onde convergem os pacientes oriundos de todo o interior estado”, avaliou o prefeito Álvaro Dias. Desta forma, segundo ainda o prefeito, fortalecendo os hospitais regionais, dando resolutividade a serviços como de ortopedia, cardiologia e clínica médica, vai desafogar o fluxo de pacientes de outras cidades que procuram atendimento na rede básica da capital.

Recentemente Álvaro Dias visitou Unidades de Pronto Atendimento de Natal e encontrou vários pacientes vindo de outros municípios do estado em busca de atendimento médico. “Isso mostra que grande fluxo de pacientes do interior contribui para dificultar a resolutividade da saúde aqui na capital. Então, a ação conjunta dos municípios se somando ao governo do estado, vai diminuir essa demanda e vai dar uma resolutividade maior aos problemas de saúde que afligem a população de Natal”, afirmou.

Entre os encaminhamentos dados na reunião está a formação de um grupo de trabalho entre as equipes de saúde tendo a frente cada uma seu secretário, sendo George Antunes, representando Natal, Saudade Azevedo, representando Mossoró e Cipriano Maia, o governo, para avaliar os repasses financeiros do estado, analisar o que já é repassado em termos de recurso federal para os dois municípios, o que é contrapartida do estado e que não vinha sendo  repassado nos últimos anos. “A partir dessa situação de crise a gente poder equacionar esses repasses de forma regular e renegociar, num processo que leva tempo, até a gente ter uma recuperação fiscal do estado, esse passivo que não foi assumido com os municípios”, afirmou Cipriano Maia. A previsão é de que em oito dias os secretários voltem a conversar contando com a participação do financeiro do governo.


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Sábado, 23 de Fevereiro de 2019


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

fevereiro 2019
D S T Q Q S S
« jan    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728