Prefeito Álvaro Dias lança o projeto PLANTA NATAL

A Prefeitura do Natal, durante os festejos da Semana do Meio Ambiente, lançou, nesta sexta-feira (07), o projeto PLANTA NATAL, que, até 2020, vai plantar 20 mil mudas de árvores nativas em todas as regiões da cidade. Hoje foram plantadas mais 126 mudas. Desde o dia 21 de maio, quando iniciou a fase experimental do projeto, foram 288 plantios em cinco pontos da capital.

O prefeito Álvaro Dias iniciou o mutirão de plantio na Praça dos Pescadores, Praia do Meio. Alunos das escolas municipais Laura Maia e Santos Dumont, acompanhados pelos professores, auxiliaram o chefe do executivo municipal e os secretários Danielle Mafra (Esportes e Lazer – coordenadora do PLANTA NATAL) e Paulo César Medeiros (Secretaria de Governo), no plantio das três primeiras mudas.  No bairro, foram plantadas 66 mudas.

“É uma satisfação muito grande participar de um projeto arrojado como esse porque sei o quanto essa ação é importante para Natal. Isso vai permitir que nossa cidade fique mais agradável, bonita e melhor de se viver. O projeto PLANTA NATAL deve ser abraçado por todos os natalenses, não apenas pelos voluntários, ou pela equipe da UFRN e ecologistas que estão nos ajudando, mas por todos. É preciso que todos se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente”, explicou o prefeito.

Álvaro Dias citou que o projeto é ambicioso e que será concluído conforme a previsão. “É o futuro da nossa cidade. Vamos deixar para nossos filhos uma cidade melhor. Vamos dar continuidade a esse plantio e atingir o nosso objetivo, inclusive com a contribuição do Parque da Cidade que vai plantar 50 mil mudas, sendo 12 mil só esse ano. Ou seja, são mais árvores que se somam ao nosso projeto inicial de 20 mil por toda Natal. Será um recorde”, comemorou.

O prefeito, que é médico, explicou que uma cidade arborizada melhora a qualidade de vida da população. Relembrou que Natal já foi uma das cidades com melhor cobertura vegetal do País, mas que isso mudou ao longo do tempo. “Natal cresceu, mas a arborização não acompanhou esse crescimento”, disse após plantar uma muda de Pau Brasil. “É necessário é primordial pra a cidade e para nossa saúde também. É importante que as pessoas saibam que hoje natal é uma cidade pobre em árvores e precisamos colocar a cidade nos trilhos de uma cidade que respeita o meio ambiente”, alertou.

Ao interagir com as crianças das escolas municipais, de quem recebeu uma carta agradecendo pelas ações de plantio de árvores e cobrando medidas importantes para o bairro, Álvaro Dias se comprometeu a analisar os pedidos e, em troca, pediu para que os alunos, ao chegar em casa, convencessem os pais a assumiu o papel de defesa das árvores e do meio ambiente em Natal. “Eu sei que os pais atendem aos pedidos dos filhos. Essas árvores estão sendo plantadas, mas precisam ser abraçadas por todos para que sobrevivam”, falou.

Nesta sexta-feira foram plantadas 66 mudas na Praia do Meio, 36 no CMEI Luiz Gonzaga, no bairro do Pajuçara, com a participação de crianças de até dois anos e 24 mudas na Escola Municipal Professor Zuza. O plantio teve início, através da fase experimental, no dia 21 de maio, com o 106 mudas plantadas no Anel Viário do Campus da UFRN e, no dia 28 de maio com outras 56 mudas na praça Tancredo Neves, em Ponta Negra.

Estão sendo plantadas mudas de Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pau Ferro, Oitis, Graibeiras e outras espécies nativas, já testadas e adaptadas ao regime de inverno da capital potiguar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias