Planta Natal atinge marca de 4.000 mudas plantadas e fortalece ações de parcerias

A capital potiguar ganhou nesta quarta-feira (08) mais 80 novas mudas de árvores de espécies nativas que foram plantadas na região próxima à Árvore do Mirassol, na Zona Sul, e em toda extensão da avenida Roberto Freire. A ação é mais uma iniciativa do programa Planta Natal e foi acompanhada pelo prefeito Álvaro Dias, que fez o plantio de uma muda de craibeira. O programa também fortalece as ações desenvolvidas com parceiros e por meio de doações.

Desde o início dos plantios até hoje, a cidade já conta com 4.000 novas árvores em todas as regiões. As ações se intensificaram nas últimas semanas. No período de 31 de março até esta quarta-feira, foram plantadas 486 mudas de espécies como oitis, aroeiras, pau-brasil, craibeiras, pajeús, ipês, jucás e patas de vaca.

Outro ponto importante do projeto é a participação da sociedade. Quem quiser, pode adotar áreas de plantio, bem como pode ajudar com a doação de garajaus e tutores, que são estruturas utilizadas para proteger as mudas em seus estágios iniciais de crescimento. “A contribuição da sociedade é muito importante para avançarmos com o Planta Natal. Solicitamos que os interessados entrem e contato e participem, já que essa é uma causa benéfica para todos”, afirma a coordenadora do projeto, Danielle Mafra.

A rede de supermercados Nordestão doou 60 garajaus para o programa. O contato para os interessados pode ser feito pelo e-mail: [email protected]. Os garajais de madeira são confeccionados pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) com o material coletado em toda a cidade. A Prefeitura também iniciou uma campanha para receber cabos de vassoura, que serão utilizados como tutores nas mudas: “O cidadão pode deixar o cabo de vassoura que não irá mais utilizar ao lado dos sacos contendo o lixo doméstico que o pessoal da Urbana vai recolher e destinar para o programa”, disse Danielle.

A tecnologia também é uma grande aliada do Planta Natal. Em algumas mudas, foram instaladas placas com a tecnologia de georeferenciamento através do QR-Code para o cidadão obter informações a respeito da espécie plantada, suas características, a data do plantio, e outras questões. Além disso, no site www.plantanatal.com.br os interessados podem conferir um histórico com as ações de plantio, e tem também detalhes sobre dicas de plantio, quais as melhores mudas para serem plantadas e um painel onde se confere em tempo real quantas mudas foram plantadas na cidade desde o início do programa.

“Em meio a essa pandemia da Covid-19, estamos trabalhando também em outras frentes para melhorar a qualidade de vida do cidadão. O Planta Natal é um projeto ousado que implementamos e estamos atingindo uma marca bem expressiva até omomento. O plantio dessas mudas é fundamental para a atual e para as futuras gerações, pois reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade, que refresca o ar das cidades, amenizam a poluição atmosférica e acústica, além de protegerem o solo e a fauna. A ação, além do benefício estético, trará conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização das pessoas”, detalhou Álvaro Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias