Parque da Cidade de Natal (RN) passa por diversas melhorias de infraestrutura

A principal unidade de preservação e educação ambiental de Natal (RN), o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu uma série de investimentos que vão oferecer mais conforto e segurança para os usuários e servidores que atuam no local. A Prefeitura de Natal investiu mais de R$ 120 mil na construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) — em substituição à antiga, que estava com problemas de infiltração —, melhorou a sinalização, reformou equipamentos e implantou novos projetos como expedições ambientais adaptadas e inclusivas (nas trilhas ecológicas, a implantação de uma escola de educação ambiental ).

Além disso, a Prefeitura está revitalizando as academias ao ar livre do Parque. Na academia ao lado da torre, serão instalados de 9 a 12 equipamentos com placas de identificação em braile. Também está prevista a revitalização da Academia da Terceira Idade (ATI) na entrada do bairro de Cidade Nova. O parque segue fechado nesse período de pandemia, mas a expectativa é que reabra até o fim do mês.

A construção da nova ETE foi entregue em junho e possibilitou a liberação de todos os banheiros da Unidade de Conservação, inclusive os que ficam nos pontos de apoio. “Esse era um dos nossos maiores problemas, mas agora está tudo solucionado”, aponta a gestora do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Danielle Mafra.

Ela explica ainda que a reforma das academias ao ar livre tem um aspecto muito importante na inclusão. “A proposta de revitalizar os locais das academias é para dotá-las de acessibilidade e incluir as pessoas que não possuem tanto acesso a elas, como idosos, crianças e deficientes visuais”.

A parte de sinalização do Parque também está sendo toda modernizada. O objetivo da padronização é diminuir a poluição visual e ambiental do parque, melhorando assim a comunicação visual. Todo o percurso da trilha pavimentada terá placas indicando a distância percorrida em metros, para que durante a caminhada o cidadão tenha a noção de quantos metros faltam para chegar em uma das entradas do parque.

Quanto à reabertura da unidade, a direção está planejando a retomada de forma gradual e coordenada. A previsão é liberar inicialmente a entrada da avenida Prudente de Morais, com cumprimento de todos os protocolos sanitários de segurança. E, em setembro, liberar a entrada de Cidade Nova. As outras atividades também serão liberadas de maneira progressiva. “O Parque da Cidade já possui um cronograma de reabertura gradual, em que tudo dependerá dos dados epidemiológicos”, informa Danielle Mafra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias