Ouro Branco (RN): posto de saúde rural custou R$ 170 mil para ser abandonado

Circula nas redes sociais de Ouro Branco (RN) fotografias expondo o abandono que a gestão da Prefeita Fátima Silva deixou do Posto de Saúde da comunidade Timbaúba, na zona rural do município. A reforma do prédio custou R$ 170 mil ao povo de Ouro Branco e a obra, iniciada em 2015, previa estar toda concluída em 120 dias, mas demorou 11 meses para ser entregue, em 2016.

A expansão de 183% do tempo da obra é uma característica da fiscalização da atual gestão, que parece ter negócios da china com construtoras de fora da cidade. A empreiteira responsável pela reforma, Judson LTDA (de Carnaúba dos Dantas), é velha conhecida no município, e é a mesma da obra da Quadra de Esportes da EMJONF, que já dura 1880 dias, com conivência da administração. Curiosamente, na inauguração do posto de saúde, populares observaram que havia partes da reforma faltando concluir.

O Posto de Saúde da Timbaúba também acumula ludíbrios no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde: já teve a ASG Gertrudes Pereira registrada como auxiliar de enfermagem e diretora clínica, o que pode configurar desvio de função. Também consta o técnico de enfermagem Jailson Lucas, sem vínculo contratual com o município, como técnico de enfermagem e mesmo diretor clínico. Apesar de estar oficialmente desativado, também ficou registrado no CNES até abril de 2018 no nome da irmã da Prefeita, Vitória Silva, como diretora. Gertrudes e Vitória sempre tiveram lotação de trabalho no Hospital e no PSF II, respectivamente. Não foi possível identificar se as pessoas citadas receberam gratificação para as funções de gerência do posto de saúde.

A repartição foi usada pela então candidata Fátima Silva como propaganda eleitoral em 2016, e a solenidade de entrega contou até com grande carreata de comissionados e contratados. O próprio Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Branco, Dedé Moura (PL), foi eleito pelo PT com promessa de apoiar a saúde e a manutenção do Posto da Timbaúba, mas tem se omitido desde então, se resumindo a financiar a construção da capela da comunidade.

Uma resposta

  1. Eita muito esquema ai dinheiro público sendo desviado,dava pra comprar várias ambulancia é deixar na comunidade enquanto isso povo sofrendo,,,eita prefeita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias