Nova Quixabeirinha, em Assú, inaugura sistema de abastecimento de água

As famílias do Projeto de Assentamento Nova Quixabeirinha, em Assú, inauguraram no último sábado (9) seu novo sistema de abastecimento de água, uma obra do Governo do RN, projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Foram instalados um poço, uma caixa d’água e a rede de adutora com ligação de água para todas as casas de comunidade, beneficiando diretamente 22 famílias, pondo um fim ao problema de abastecimento na comunidade.

As 22 famílias também foram contempladas com quintais produtivos, que já estão em pleno funcionamento. Os moradores estão criando galinhas, plantando macaxeira, jerimum e frutas como goiaba, acerola e cajá. A contrapartida ambiental, exigência de todo projeto de acesso à água, é a plantação de umbuzeiros nos lotes do assentamento.

“É uma conquista para o povo de Nova Quixabeirinha, que agora terá água na torneira em suas casas e melhoria da segurança alimentar, com os produtos provenientes dos quintais produtivos”, destacou a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes, presente à inauguração. Na ocasião também foram entregues 22 multicultivadores, um para cada família usar na própria terra.

Foram investidos R$ 215.924,02 na construção de uma adutora, instalação de um poço e uma caixa d’água com capacidade de 20 mil litros, bem como a implantação dos quintais produtivos. Além de garantir a estabilidade do abastecimento de água no assentamento, o objetivo do projeto é contribuir com a segurança alimentar das famílias através dos quintais, fortalecendo a agricultura familiar. A iniciativa está enquadrada no edital de Projetos Socioambientais (PSA), dentro do componente de Desenvolvimento Regional Sustentável do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias