Município de Caicó propõe revitalizar o Castelo de Engady

Caicó passou a ser considerada pelo IPHAN uma das nove cidades-históricas do Rio Grande do Norte e a atual gestão vem implementando esforços para reativar equipamentos turísticos e consolidar o município como um dos principais destinos do interior do Nordeste. Incluída nessa pauta, a revitalização do Castelo de Engady vem sendo discutida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó com a Fundação José Augusto, o Sebrae e outras instituições culturais e de ensino superior.

O prefeito Batata Araújo está propondo ao Governo do Estado um comodato de 20 anos, podendo ser renovado, para que o Município de Caicó receba da Fundação José Augusto o Castelo de Engady. “O imóvel está localizado em uma zona de sócio vulnerabilidade do município e seu funcionamento também será importante para a valorização daquela parcela da população. A proposta é transformá-lo no Castelo da Economia Criativa, um equipamento com valor social, educacional e cultural”, destaca o prefeito Batata.

O Castelo de Engady foi idealizado pelo Monsenhor Antenor e construído entre os anos de 1973 e 1974, com mobiliário adquirido nas fazendas, propriedades e sítios da região, podendo seu acervo ser reposto para representar a vivência do homem seridoense. Adquirido pelo Governo do Estado, o imóvel encontra-se abandonado e deteriorado.

“O projeto de reconstrução e revitalização do Castelo está sendo discutido com diversas organizações públicas e privadas, associações culturais e instituições de ensino superior. Estenderemos o debate para as comunidades e depois apresentaremos o projeto à população”, explicou Diego Vale, secretário de Desenvolvimento e Turismo de Caicó.

Comprovando o potencial turístico do imóvel, a Agência de Notícias EFE Internacional e a produtora Media MCA estiveram recentemente visitando o Castelo de Engady para produzir vídeo-reportagem sobre o potencial turístico e econômico do Rio Grande do Norte, e o imóvel caicoense será um dos destaques. O secretário-adjunto e guia de Turismo, Paizito Dantas, acompanhou a produção do material que será exibido em espanhol, português e inglês, na Europa, América Latina, Caribe e Estados Unidos.

Uma resposta

  1. Antes tarde do que nunca. O povo de Caicó, de modo geral, pecou quando deu as costas a esse monumento. Faltou pulso. Torço para que tudo dê certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias