João Maia: O Seridó de antigamente era pior do que hoje

joao-e-chico.jpg 

O deputado federal João Maia não acredita que a região do Seridó – que já teve sua economia baseada no cultivo do algodão e na extração da xelita – tenha empobrecido ao longo das últimas décadas. Em entrevista neste sábado (8) ao programa Pra Frente Seridó, da Rádio Rural AM de Caicó, o parlamentar seridoense disse que o padrão de vida da população é bem melhor hoje e que a riqueza é mais bem distribuída. 

“O Seridó antes da crise do algodão e do minério era pior do que é hoje. A riqueza era concentrada nas mãos de quem trabalhava com algodão e a xelita. Hoje as pessoas vivem melhor e a riqueza é mais distribuída entre novos empreendedores. A única família tradicional que sobreviveu àquele tempo foi a Medeiros, de Jardim do Seridó. Então, não sou um saudosista daquela época

7 respostas

  1. Concordo com João Maia quando ele disse que Caicó era bem mais pobre no passado do que nos dia de hoje,mas caicó era a 3ª maior cidade do estado, do outro lado as outras cidades se desenvolveram e caicó ficou para trás enquanto nos dias de hoje caicó só está vivendo das redas dos funcionários públicos, do comercio e dos aposentados que são muitos devido ao grande número de pessoas que no passado moravam nos sítios e conseguiram se aposentar. Aí vem a falta de prestijo dos velhos politicos de Caicó e da região que não conseguiram até hoje o gasoduto para o seridó e o distrito industrial de Caicó.É uma vegonha que Caicó não tenha um distrito industrial onde perdemos que empresas que vinha para Caicó e estamos correndo o rico de peder as poucas que já temos.

  2. Aí Xerife, esse discurso de desenvolvimento para Caicó, é uma velha história, tão velha que é ainda do tempo em que os animais falavam…O leão propôs que os animais abrissem mãos do veneno, mas não queria abrir mãos das suas garras,outros eram preocupados com os chifres do touro, mas…e, assim são nossos representantes, as idéias dos vermelhos não servem para os verdes, e assim a fila vai andando.

  3. Vale Salientar que o Minerio tem um Ciclo, Minerios tem uma cotação de Preço muito Flutuante,alguns dias o preço compensa exportação em outro inviabiliza até a sua extração, e o minerio não é uma atividade renovavel, ou seja quando se acaba a mineradora vai embora, exemplo da Encome em Macapá que explorou a Serra do Navio por 20 Anos e quando acabou o manganes a mesma deixou 3.000 pessoas desempregadas em Macapá, temos que pensar eu opções de desenvolvimento a longo prazo e sustentavel e não situações “tapa buraco” e momentaneas.

    Renato Araújo

    Belém-Pa

  4. Essa conversa é para boi dormir, analista tem razão quando caicó era pobre QUANDO SÓ PRODUZIA algodão e a xelita o seu PIB (Produto interno bruto: que significa renda, RENDA) era muito maior que hoje, esse povo que vem lá de fora acostumado com as benéficias do poder,não tem muita coisa a dar para o seridó, a não ser defender os interesses próprios e dos grandes grupos empresariais ou de quem lhe paga muito bem, não faz muito tempo não, quem se lembra da era COLLOR,depois de Zélia Cardoso quem mandava na economia do pais, quem prendeu a poupança do brasileiro, é só demagogia e o povo é quem se lasque.

  5. É revoltante saber que Caicó só vai ter um distrito Industrial quando vir o gasoduto que por se tratar de uma obra grande de um valor muito alto e muito complexa, pelo que normalmente vejo até ser aprovado com parte ambiental, finceiro etc no minino 5 anos então sempre as cidades menores dando show de adiministração incentivando a geração de emprego e renda saem na frente, São Fernando já tem empresas cujos empresarios tem negocios em Caicó, Timbauba também estar recebendo uma empresa caicoense, será que o prefeito de Caicó estar ligado no mundo?

  6. achei muito chato. eu pedi um assunto , e a hora que eu abro aprece outro totalmente diferente!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias