10/out/2019

Idema participa de primeiro Encontro de Gestão de Praias


Por Robson Pires, em

O I Encontro de Gestão de Praias, evento realizado pela Superintendência do Patrimônio da União no RN (SPU/RN), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), acontece durante toda esta quinta-feira (10), no auditório do Hotel Senac Barreira Roxa. Com o tema “Gerenciamento Costeiro e Fiscalização”, o evento reúne especialistas na área e conta com o apoio do sistema Fecomércio, por meio do Senac e também da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A mesa de abertura aconteceu às 9h, e foi composta pelo superintendente da SPU/RN, Rômulo Campos, pelo diretor geral do Idema, Leon Aguiar e pelo consultor jurídico da União no RN, Antônio Lopes Muniz. Durante todo o dia são promovidas palestras e debates em torno da temática.

O objetivo principal é discutir, de forma integrada, os desafios dos gestores ambientais em relação à Gestão das Praias do RN. Participam do evento, gestores, servidores públicos dos municípios litorâneos, representantes de ONG’s, da sociedade civil e de órgãos públicos da esfera federal e estadual, que atuam direta ou indiretamente nas áreas de praia.

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, durante sua fala de abertura, falou que as discussões acerca da temática são fundamentais para fortalecer a administração pública e a população de como lidar com os desafios que o amplo assunto requer. “Debater sobre a gestão de praias, alterações climáticas, erosão, uso e ocupação das áreas costeiras, o combate aos crimes ambientais, conciliar o desenvolvimento econômico com o bem-estar social, são essenciais para uma gestão integrada. Um fórum de discussão como este, nos mostra que necessitamos, cada vez mais, de conhecimento, inovação e preparo de maneira conjunta”, destaca Leon.

No período da manhã, foi promovida a palestra “Adaptação às alterações climáticas e os desafios da gestão da orla marítima no Rio Grande do Norte”, ministrada pelo Professor Doutor Titular da UFRN no Departamento de Engenharia Civil, Venerando Eustáquio Amaro, e pela Arquiteta e Urbanista, Especialista em Gestão Ambiental Costeira, e Assessora Técnica do Idema, Ana Maria Teixeira Marcelino. Além desta, foi realizada a palestra “A transferência da gestão das praias marítimas e os instrumentos de destinação aplicáveis”, ministrada pelo Superintendente Substituto da SPU/RN, Neilor Afonso Castiel Barbosa.

Para o painel da tarde:

14h – Palestra: “FISCALIZAÇÃO PATRIMONIAL NAS PRAIAS – CONCEITUAÇÃO E APLICAÇÃO”

Palestrantes: Rafael Raulino Câmara Cavalcanti – Engenheiro Civil e Analista de Infraestrutura da SPU/RN.

Francisco Igor Aires Nunes – Engenheiro Civil e Coordenador da SPU/RN e Adriana Baggio Garlipp – Doutora em Geodinâmica e Geóloga da SPU/RN.

14h45 – Estudos de caso (atividade dirigida em grupo)

15h45 – Coffee break

16h10 – Apresentação dos estudos de caso

17h – Resumo e encerramento


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Sábado, 29 de Fevereiro de 2020


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829