Governo lança Escola de TI para a Gestão Pública na próxima segunda (2)

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), promove na próxima segunda-feira (2) evento de lançamento da Escola de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública. A solenidade vai acontecer, às 10h, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Durante o lançamento, serão assinados termos de convênio entre a Sead e instituições de ensino interessadas em atuar como parceiras nesse projeto.

A Escola de TI tem como objetivo prover a Administração Pública Estadual de desenvolvimentos gratuitos de softwares inteligentes que visem a melhoria na prestação dos serviços públicos, além da economia de recursos. Em síntese, por meio de sistemas e aplicativos desenvolvidos, objetiva facilitar o acesso da população aos serviços públicos e buscar soluções práticas para dificuldades do dia-a-dia.

“São vários os benefícios que o Governo do Estado tem com a Escola de TI. Por meio dela, conseguimos promover a valorização do nosso quadro; contribuir para a formação dos alunos que fazem parte do projeto, futuros profissionais da área; e também economizamos recursos, uma vez que deixamos de contratar empresas prestadoras de alguns serviços de TIC”, pontua a secretária da Administração, Virgínia Ferreira.

As aplicações são criadas por uma equipe de servidores públicos do RN e alunos universitários de cursos como Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação. Eles têm como responsabilidade desenvolver, de forma coletiva, sistemas computacionais para solucionarem problemas da Gestão Pública Estadual.

Para o coordenador da Escola de TI, Hideljundes Paulino, o Governo passa a ganhar muito com todo o trabalho realizado pela equipe. Segundo ele, é bastante positivo o intercâmbio tecnológico entre Estado e universidades, além do impacto expressivo na economia de recursos financeiros. “A gente traz as novidades tecnológicas que vêm sendo utilizadas pelas universidades para dentro do Estado, os alunos contribuem com muita criatividade, que é o grande motor para a inovação na Gestão Pública, e o desenvolvimento dos softwares gratuitos resultam em economia de recursos”, destaca.

Atualmente, a Escola de TI está instalada na EGRN como uma software house. Funciona como um pequeno laboratório composto por toda uma infraestrutura necessária para a criação de softwares que possuem aplicabilidades úteis para a sociedade, além de estimular os alunos a colocarem os conhecimentos da sua vida acadêmica em prática e, ao mesmo tempo, remodelar a maneira de prestar serviços públicos.

Entre as plataformas já desenvolvidas ou em desenvolvimento pela Escola estão o site da Central do Cidadão; o Portal da Transparência; o Sistema de Informação e Gerenciamento do Campo; o RNConsig – Sistema de Consignados; o Sistema de Cadastro do Banco de Talentos; o Kiron, de gestão hospitalar, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias