Governadora abre o II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas

A governadora Fátima Bezerra participou da abertura oficial do II Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RN) que é realizado pelo Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas do RN. A solenidade foi realizada, na noite desta terça-feira (10), no auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O II ECOB RN traz como tema ‘Gestão das Águas e Mudanças Climáticas’ com o objetivo de fomentar o diálogo em prol das águas interiores e ecossistemas costeiros da bacia Potiguar, com discussões sobre os instrumentos jurídicos e ações nas bacias hidrográficas do Estado.

O Governo do RN desenvolve, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e o do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), ações de segurança da infraestrutura hídrica a fim de garantir o acesso à água a todos os Norte-rio-grandenses, conforme destacou a Fátima Bezerra: “Temos nos empenhado muito para garantir a conclusão da obra de Oiticica e trazer as águas do Rio São Francisco para o Rio Grande do Norte. Tenho reivindicado o programa de revitalização da Bacia do São Francisco, que é fundamental, vital e imperativo. Pois, precisamos cuidar da vida do São Francisco diante do papel que ele tem a desempenhar, do ponto de vista da segurança hídrica. Nós vivemos numa terra na qual nos deparamos com longos períodos de estiagem e as águas do São Francisco vão trazer segurança hídrica por 50 anos para o nosso povo.”

O Coordenador da defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Flávio Godinho, veio testemunhar sobre a batalhas enfrentadas em Minas Gerais acerca dos desastres ambientais de Mariana e Brumadinho.  Ele parabenizou o apoio do Governo do RN ao evento e ao Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas. “É uma luta árdua e muitas vezes não somos bem aceitos pelos Governos, por isso parabenizo a Governadora Fátima pela iniciativa. Estamos até agora buscando resgatar o meio ambiente e nada melhor do que os Comitês para conduzir este processo”, disse.

Neste ano, o Encontro faz uma nova leitura sobre a segurança hídrica, segurança de barragens, conservação dos biomas, biodiversidade e mudanças climáticas dentro do cenário atual. Os participantes irão discutir os valores da conservação da Caatinga e combate à desertificação, buscando garantir a preservação e defesa da biodiversidade potiguar, além de fomentar o diálogo com os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

O ECOB RN promove ainda discussões envolvendo as mudanças no clima e redução de seus impactos nas comunidades, bem como fortalece a articulação com as universidades e com o ministério público em busca de parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

Participaram da solenidade de abertura: o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo; o Tenente Coronel Flávio Godinho; o coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais; o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN (Semarh), João Maria Cavalcanti; o diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Caramuru Paiva.

Comitês de Bacias Hidrográficas do RN

O RN possui três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) em nível estadual: rio Pitimbu, rio Ceará-Mirim e rio Apodi-Mossoró.  Em nível federal, o RN conta com o CBH do rio Piancó-Piranhas-Açu.

A Semarh apoia os colegiados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê), executado pela Coordenadoria de Gestão.

Também por ações da Semarh, o Governo do RN está desenvolvendo o processo de criação do CBH do Rio Potengi e trabalha para a criação do Comitê Estadual de Recursos Hídricos.

Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas

É uma entidade que reúne os comitês estaduais do rio Pitimbu, rio Ceará Mirim, rio Apodi-Mossoró e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu, também integrante do estadual. Faz parte do colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias