Galeno comemora volta do abastecimento de água no interior do Estado

O religamento do sistema de abastecimento de água em pelo menos 10 cidades do Alto Oeste potiguar foi destacado, em pronunciamento feito na manhã desta quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa, pelo deputado Galeno Torquato (PSD). O motivo, comemorou, são as chuvas que estão caindo no Rio Grande do Norte nos últimos dias.

“Depois de seis anos de severa estiagem, as chuvas têm trazido alento à população potiguar. A região Alto Oeste está tendo recarga de água em vários mananciais. Até a primeira quinzena de maio, a Caern irá religar o sistema de 10 cidades daquela região”, destacou Galeno.

De acordo com as informações apresentadas pelo parlamentar, na cidade de Francisco Dantas, o serviço deverá ser restabelecido em breve. Isso porque o açude Tesoura está transbordando e a análise da água está favorável para o retorno do abastecimento. A cidade de José da Penha também poderá ter o seu sistema religado até o final desta semana.

“Já na próxima segunda-feira, a Caern irá trabalhar no restabelecimento do sistema da cidade de Luís Gomes. O açude Lulu Pinto, que desde 2011 estava seco, de acordo com análises dos empregados da Caern, está em torno de 70%. Após a conclusão do serviço de Luís Gomes será a vez da cidade Paraná voltar a ter água nas torneiras. No dia 27 de abril, a equipe da Caern irá trabalhar na barragem de Pau dos Ferros para levar água ao município de Rafael Fernandes, que era abastecido por este manancial antes da estiagem”, elencou.

O religamento dos sistemas nas cidades de Marcelino Vieira, Almino Afonso e Tenente Ananias está previsto para o mês de maio, segundo Galeno Torquato. “Jardim do Seridó, com uma população de cerca de 13 mil habitantes, também está passando por uma avaliação dos mananciais disponíveis. A companhia relatou que está verificando a qualidade da água do Açude Zangalheras e de Passagem das Traíras. Ainda na região Seridó, a Caern informou que está trabalhando para abastecer a cidade de Cerro Corá através do Açude Pinga”, continuou.

O deputado finalizou seu pronunciamento pedindo que a população faça uso consciente da água. “Como presidente da Frente Parlamentar da Água, me dirijo aos potiguares para reforçar a importância do uso consciente da água. A estiagem dos últimos seis anos mostrou que a população é grande aliada no combate ao desperdício e responsável por cuidar deste bem que é de todos e essencial à saúde”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Categorias