Fecomércio RN inicia exames de mamografia e preventivos em município do Oeste do Rio Grande do Norte

O Sistema Fecomércio realizou a abertura oficial do atendimento da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, na terça-feira (5), no município de Marcelino Vieira, a 400 quilômetros de Natal, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A unidade permanece na cidade até 18 de dezembro, com capacidade de realizar exames de mamografia e preventivos.

Na solenidade de abertura dos atendimentos, o prefeito de Marcelino Vieira, Kerles Jácome, falou sobre a importância da presença da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher para a saúde do município, tendo em vista que muitas mulheres não teriam condições de realizar o exame de maneira mais fácil, sobretudo, da região rural. “Considero ações como essas de extrema necessidade e apenas entidades amigas como a Fecomércio, na pessoa de Marcelo Queiroz, podem proporcionar”, declarou.

Os agendamentos dos atendimentos vinham sendo feitos por agentes municipais de saúde, contudo, quem tiver interesse ainda pode procurar a unidade móvel enquanto houver vagas. As pessoas interessadas devem apresentar o original e cópia do documento de identificação, comprovante de endereço e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


As mulheres serão atendidas a partir da quarta-feira (6) e se estende até 18 de dezembro de 2019. Ao todo, serão realizadas 832 mamografias em mulheres com idade entre os 50 e 69 anos, e outros 832 exames preventivos para público feminino com idade entre os 25 e 64 anos.

A unidade móvel permanecerá estacionada na rua Monsenhor Walfredo Gurgel, por trás da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Espaço Cultural de Marcelino Vieira, até o fim da ação do Sesc.

A Unidade

Em 2012, o Sesc RN foi o primeiro do Brasil a receber uma unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, já foram realizados 51.419 exames de mamografias e preventivos, além de 158.545 ações de educação em saúde. A unidade é equipada com consultório ginecológico, sala de mamografia com mamógrafos digitais e proteção radiológica, além de banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde. A equipe é composta por educadora em saúde, técnica de radiologia, enfermeira e artífice.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias