Espaço Cultural Ruy Pereira é concluído e torna-se nova opção de lazer na Cidade Alta em Natal (RN)

Um dos principais espaços frequentados pela boemia natalense e tradicional ponto de manifestações culturais e artísticas, o Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta, completamente repaginado e reestruturado pela Prefeitura de Natal (RN). A reforma está concluída e foi entregue simbolicamente nesta quinta-feira (13).

O local passou por diversas intervenções, como troca do seu pavimento, tratamento de drenagem e esgoto, rede elétrica, rede de telecomunicações, iluminação subterrânea, mudança da entrada para a avenida Princesa Isabel e a instalação de um palco permanente para a realização de manifestações artísticas, incluindo cobertura termoacústica. Os investimentos aplicados na intervenção giraram em torno de R$ 418 mil e são oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

No aspecto estético urbanístico, a gestão investiu na grafitagem dos muros que cercam a área. Os painéis de grafite foram produzidos sob a supervisão do artista Dicesarlove, que pintou um painel com a imagem do homenageado Ruy Pereira. A produção local também foi prestigiada com a pintura de painéis por 30 artistas potiguares do grafite artístico, grafitando 120 metros de muro. Cada um deles trabalhou em um painel de 4m x 5m.

Todos eles foram selecionados por meio de editais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A revitalização do Espaço Ruy Pereira seguiu os mesmos moldes do projeto do Beco da Lama e promete repetir o sucesso da primeira empreitada. “Foi um trabalho intenso, mas o resultado foi muito positivo. Essa é mais uma via em que aplicamos o conceito de rua integrada, uma prática que vem sendo adotada pelos principais centros urbanos do mundo inteiro e que já havíamos iniciado com o Beco da Lama, impedindo a passagem de veículos e priorizando a circulação dos pedestres”, destaca a titular da STTU, Elequicina Santos.

A Cidade Alta tem recebido uma atenção especial da Prefeitura. Na parte cultural, além do Beco da lama e do Espaço Cultural Ruy Pereira, a região já recebeu shows do Natal em Natal, Carnaval, o projeto Choro do Caçuá (praça Padre João Maria), um projeto especial de iluminação no período natalino e viu viabilizada a Travessa Pax, que abriga o Espaço Cultural K-Ximbinho. Na parte estrutural, a Prefeitura também investiu no recapeamento da rua Ulisses Caldas e da avenida Rio Branco.

“A cultura tem sido um vetor do desenvolvimento da Cidade Alta. A gestão municipal tem efetivado diversos investimentos na região, tendo as manifestações culturais e artísticas como ponto de partida. Infelizmente, estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus, mas não tenho dúvidas de que, quando houver a autorização para a realização de eventos e apresentações, o público vai aproveitar bastante o novo Espaço Ruy Pereira”, projeta o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias