02/set/2019

Em Currais Novos, Governo do Estado participa de Inauguração do CT Mineral do IFRN


Por Robson Pires, em

O Centro de Tecnologia Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi inaugurado nesta segunda-feira (02), em Currais Novos. O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado participou da solenidade representando a governadora Fátima Bezerra. Também estiveram presentes o reitor do IFRN, Willys Abel Farkatt, acompanhado do vice-reitor Belchior Rocha, a senadora Zenaide Maia, o prefeito de Currais Novos Odon Júnior, e representantes do setor mineral.

Para o secretário Jaime Calado, a instalação do CT representa um marco no setor mineral do estado. “A governança desse Centro Tecnológico é completamente aberta às empresas e às pessoas; é uma parceria que reúne Governo, empresas e Inovação”, ponderou o secretário. Segundo ele, o equipamento irá contribuir para agregar valor ao setor, aproximando a tecnologia das empresas, e irá atrair investimentos e gerar empregos.

Um grande avanço trazido pelo Centro será a Planta de Flotação, um equipamento capaz de realizar análises que antes tinham de ser feitas em Minas Gerais e que agora poderão auxiliar os pesquisadores e investidores a detectar minérios no solo e nos rejeitos das minas. “Eles podem analisar e descobrir o teor dos minérios dos rejeitos, por exemplo, e esse rejeito volta a ser matéria-prima”, explicou o secretário Jaime Calado. O tântalo e o nióbio são exemplos de ligas que podem surgir como resultado desse processo. Ambos são estratégicos na produção de aço de alta resistência utilizado em dutos, infraestrutura, transporte e componentes eletrônicos.

O CT Mineral será dirigido pelo pesquisador João Batista Monteiro e a gestão será mediada pela Fundação de Apoio ao IFRN (FUNCERN). Além da Planta de Flotação, diversos laboratórios funcionarão no Centro que ocupa uma área de aproximadamente 800 m². O local inclui ainda um espaço de preparação de amostras, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento e centro de gestão, além de uma versão virtual do Museu de Minérios do IFRN (cuja versão física está no campus central do Instituto em Natal).


Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

Twitter Facebook Instagram E-mail

  • 00
  • :
  • 00
  • :
  • 00
Sábado, 29 de Fevereiro de 2020


Buscar no Blog



Fan Page. Curta!





Calendário

fevereiro 2020
D S T Q Q S S
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829