Educação e Cidadania serão temas abordados em lives da ALRN durante o Setembro Cidadão

A Assembleia Legislativa do RN promoverá, neste mês, através da TV Assembleia, uma série de transmissões ao vivo em alusão ao Projeto “Setembro Cidadão”, objeto da Lei Complementar estadual nº 494/2013. A iniciativa será composta por três lives, com temas de cunho social, educativo e cultural, nos dias 14, 21 e 28 de setembro, sempre às 9h.

O primeiro encontro, que acontecerá na próxima segunda-feira (14), abordará o tema “Educação em tempo de pandemia” e contará com a participação da professora da UFRN e ex-secretária estadual de Educação, Bethânia Ramalho; da ex-reitora da UFRN, Ângela Paiva; do jornalista Aluísio Lacerda, chefe da divisão do Memorial da Assembleia Legislativa; e do gerente executivo da TV Assembleia, Gerson de Castro, que ficará na mediação dos debates.

“Nessa primeira live vamos discutir quais mecanismos podem ser utilizados para trazer bons resultados para a educação virtual, reduzindo, assim, a distância entre professores e alunos durante a pandemia”, explicou o juiz Jarbas Bezerra, idealizador do Setembro Cidadão juntamente com a advogada Lígia Limeira.

A segunda transmissão ao vivo, denominada “Cidadania e Cultura”, terá a presença de Tatiane Fernandes, diretora de produção da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte; da Diretora Legislativa da ALRN, Tatiana Mendes Cunha; da jornalista e apresentadora da TV Assembleia, Cristiane Rodrigues; e do mediador Gerson de Castro.

Por fim, a terceira live será a do “Setembro Cidadão”, que abordará mais detalhadamente o referido projeto. Participarão da transmissão a advogada Lígia Limeira, idealizadora do Setembro Cidadão; o diretor da Escola da Assembleia Legislativa, professor João Maria de Lima; a diretora de comunicação institucional do Legislativo Potiguar, Marília Rocha; e o gerente executido da TV Assembleia, Gerson de Castro (mediador).

Para Jarbas Bezerra, as expectativas são “as melhores possíveis”. “Nós já fizemos duas lives assim e os resultados foram muito positivos. O intuito é continuar levando nosso trabalho de educação cidadã, que sempre foi feito presencialmente para muitas pessoas, mesmo com a pandemia”, disse.

O gerente executivo da TV Assembleia, Gerson de Castro, falou da participação da Assembleia Legislativa do RN no projeto.

“A iniciativa do Legislativo Potiguar em apoiar esse projeto tem contribuído muito para a efetiva discussão e o aprimoramento da cidadania no nosso Estado. Eu acredito que quanto mais os cidadãos forem bem formados e se sentirem engajados, maior é a possibilidade de termos uma efetiva cidadania. Por isso, nós da TV Assembleia nos sentimos muito honrados por sermos o canal de transmissão e parceiros de produção desses eventos. Mesmo que, devido à pandemia, não possamos estar no mesmo lugar, a tecnologia nos possibilitará estarmos juntos em prol da cidadania do Rio Grande do Norte”, finalizou.

Setembro Cidadão

O Projeto Setembro Cidadão, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira, é regulamentado pela Lei Complementar nº 494/2013, a qual, além de instituir o mês da cidadania (Setembro Cidadão), criou o 10 de Setembro como sendo o Dia Estadual da Educação Cidadã.

À época, o programa foi objeto de Proposta de Lei Complementar enviada ao Governo do Estado, tendo sido submetida e aprovada à unanimidade pela Assembleia Legislativa do RN.

O “Setembro Cidadão” faz parte do Probec (Programa Brasileiro de Educação Cidadã), que nasceu da experiência vivenciada por mais de dez anos de trabalho e parceria entre o juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira.

O Programa, por meio de material didático específico, busca trabalhar a cidadania enquanto elemento transformador de vidas e de realidades em sala de aula, desde a mais tenra infância. Ademais, divulga e promove, a partir de parcerias, inúmeras atividades educativas, sociais, culturais, ambientais, artísticas, desportivas e integrativas, primando, inclusive, pela revelação de talentos e de boas práticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias