Detran vai passar a aplicar provas teóricas em São Paulo do Potengi

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inaugurou na cidade de São Paulo do Potengi o sistema online de provas teóricas direcionado as pessoas que desejam retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Antes a prova em São Paulo do Potengi era realizada e corrigida de forma manual, o que demorava 48h para o resultado ser divulgado. Com o novo sistema, o candidato saberá se foi ou não aprovado logo após o término da avaliação. A prova é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário nos centros de formação de condutores. As provas passam a ser aplicadas de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, uma das metas planejadas pela gestão é implantar o provão online em todas as unidades do Detran do Estado. “Estamos empenhando esforços para descentralizar os serviços do Detran e levar para a população residente nas cidades do interior do Estado mais comodidade, agilidade e transparência nos processos de habilitação de condutores e registro de veículos”, informou.

Os candidatos à CNH passam agora a fazer a avaliação teórica numa sala específica monitorada por sistema de câmeras, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.

O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova, já tem acesso automaticamente ao resultado da avaliação, como também os dados são lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante. No caso de nota abaixo de 7,0, o aluno é reprovado e pode repetir a avaliação após 15 dias, pagando a devida taxa. Na prova constam 30 questões e para ser aprovado o candidato precisa acertar no mínimo 21.

Além de São Paulo do Potengi, o Detran aplica provas teóricas online nas cidades de Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Mossoró, Nova Cruz, São José do Mipibu, Santa Cruz e Caicó.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias